O Ministério dos Transportes da Rússia está planejando o teste da solução de transporte com blockchain TradeLens desenvolvida pela IBM e pela Maersk, informou a agência de notícias financeiras russa Kommersant, nesta terça-feira, 26 de fevereiro.
Kommersant recebeu uma cópia de uma carta oficial dirigida ao vice-primeiro-ministro russo Maxim Akimov, que supervisiona a política de transporte. Segundo o documento, o Ministério dos Transportes e sua subsidiária assinarão um memorando de entendimento com a Maersk para lançar um piloto da TradeLens no segundo maior porto da Rússia, o Grande porto de São Petersburgo.
De acordo com a carta, os funcionários esperam que a TradeLens reduza a papelada usando contratos inteligentes e conectando participantes da cadeia de suprimentos, incluindo traders, empresas de transporte e embarcadores por meio de uma rede descentralizada. A utilização da tecnologia blockchain poderia cortar mais de 10 bilhões de rublos (US$152 milhões) em custos operacionais, disseram especialistas.
Kommersant afirma que o piloto será realizado no segundo semestre de 2019 e também alega que o serviço aduaneiro federal da Rússia provavelmente está envolvido no teste da TradeLens.
O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB, na sigla em inglês) aprovou o julgamento e recomendou testes de casos de uso para proteger informações e manter a independência do setor russo. O FSB também notou a necessidade de discutir a capacidade das empresas russas de participarem de projetos internacionais, uma vez que as sanções dos Estados Unidos continuam a ser impostas.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Como a Cointelegraph informou no início deste mês, a empresa de logística naval russa Infotech Baltika desenvolverá um sistema baseado em blockchain para 14 portos em que operação, incluindo São Petersburgo. A ideia da solução, apelidada de Edge.Port, é notavelmente semelhante à TradeLens.
A TradeLens foi lançada pela IBM e pela Maersk em agosto de 2018. Até o momento, mais de 90 empresas envolvidas na logística de portos marítimos aderiram à plataforma, incluindo mais de 20 operadores portuários e terminais.
Leia também: Um dos mais importantes portos da Europa adere à plataforma blockchain da IBM e da Maersk