À medida que o valor do Bitcoin atinge US$ 37.000 e renova suas máximas em 2023, os principais mineradores de Bitcoin (BTC) fizeram um movimento surpreendente. De acordo com dados, eles venderam 5.492 Bitcoins, num valor de aproximadamente R$ 1 bilhão.
Vendas de BTC durante momentos de alta são uma estratégia comum dos mineradores. Durante a valorização, muitos aproveitam para realizar parte do lucro vendendo seus Bitcoin recém-minerados. Isso os ajuda a criar uma reserva estratégica de segurança contra momentos de baixa.
No entanto, o número de BTC vendidos ofusca a quantidade que os mineradores produziram, mostrando claramente sua estratégia de vendas durante o rali de alta.
Aumento estratégico de vendas de Bitcoin
Mineradoras como a Marathon e Core Scientific, em clara excitação pela recuperação significativa do Bitcoin, optaram por uma liquidação estratégica. Os dados da MinerMag revelam uma relação de liquidação e produção de BTC atingindo 105% em outubro. Ou seja, os mineradores venderam mais Bitcoin do que produziram no mês passado.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Em outras palavras, os mineradores não apenas venderam os BTC que produziram no mês, mas também recorreram às reservas. Esta abordagem marcou um aumento notável em relação aos índices mais conservadores do trimestre anterior de 64%, 77% e 77%. Mas também aponta o caráter de acúmulo para o longo prazo como estratégia dos mineradores.
Contudo, esta relação de vendas já foi bem maior. No ano passado, por exemplo, a forte queda no preço e o aumento dos custos de energia, fez a relação disparar para 390% em junho. Os números de outubro deste ano sugerem que os mineradores estão aproveitando o momento, lucrando com a alta dos preços.
Preparando-se para o halving
Além disso, esta tendência de vendas diz respeito a mais do que aproveitar e realizar lucros em uma subida de preços. Os mineradores estão se preparando para o próximo halving, que vai cortar a emissão de novos Bitcoins. Previsto para ocorrer em abril de 2024, esse halving deve cortar a emissão de cerca de 900 BTC por dia para 450 BTC.
O halving é projetado para manter a escassez do token, limitando a oferta total a 21 milhões. Mas ele também serve como um ponto de partida histórico para novas altas no preço da criptomoeda.
Bob Burnett, CEO da Barefoot Mining, prevê uma queda de 52,2% nas recompensas dos mineradores após o halving. No entanto, ele permanece otimista, sugerindo que o aumento das taxas de transação pode impulsionar a indústria, com a produção diária de Bitcoin potencialmente ultrapassando 900 BTC até 2027.
Consequentemente, vender agora também é uma medida tática para os mineradores fortalecerem sua proteção financeira contra a queda esperada na receita da mineração.