A Bitmain, uma das maiores fabricantes do mundo de hardwares de mineração de criptomoedas, anunciou oficialmente a sua entrada no ramo de mineração de Ethereum através de uma nova mineradora, a Bitmain E3. As vendas do equipamento já foram iniciadas e estão em fase de pré-ordem, com previsão de entrega entre 16 e 31 de julho, pelo preço inicial de US$800.
Segundo a Bitmain, cada E3 terá capacidade de gerar pelo menos 180 MH/s, o que corresponderia, segundo o cryptocompare, a 0.3972 Ethereum por mês. Embora o produto ainda não tenha chegado ao mercado, é provável que a Bitmain já o esteja usando em particular, o que – juntamente com a tendência de alta no preço do ano passado – ajudaria a explicar o dramático aumento da taxa de hash do Ethereum nos últimos meses.
Embora algumas pessoas vejam o desenvolvimento do ASIC como um positivo líquido para a indústria, outros argumentam que os ASICs centralizam o hashpower nas mãos de poucas corporações – especificamente a Bitmain, cujo domínio atualmente é incomparável.
O lançamento do Antminer E3 provavelmente intensificará as chamadas para que a Ethereum execute um hard fork para restaurar a resistência ao ASIC , como a Monero e a Siacoin fizeram recentemente também em resposta à liberação da Bitmain de mineradoras ASIC compatíveis com os respectivos algaritmos de mineração das duas criptomoedas.