Início » Últimas Notícias » Minerador encontra bloco de Bitcoin usando apenas uma mineradora via USB
Sortudo?

Minerador encontra bloco de Bitcoin usando apenas uma mineradora via USB

Minerador encontra bloco de Bitcoin usando apenas uma mineradora via USB
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Pela terceira vez em janeiro, a sorte voltou a sorrir para um minerador solo, que encontrou a recompensa inteira de um bloco de Bitcoin (BTC). Desta vez, no entanto, o feito foi ainda mais impressionantes, pois ele conseguiu isso usando apenas uma USB Rig.

De acordo com o site Tom’s Hardware, o minerador possuía um conjunto de nove USB Rigs, que tinha apenas 86 TH/s (terahashes por segundo). Contudo, isso foi suficiente para render-lhe uma recompensa equivalente a R$ 1,2 milhão em valores atuais.

Publicidade

Os USB Rigs são equipamentos semelhante a um pendrive que podem ser conectado a um computador ou dispositivo USB externo. Embora sejam fracos individualmente, os mineradores podem combiná-los e obter mais poder computacional.

Minerador solo conseguiu recompensa de 6,25 BTC. Fonte: ckpooldev/Twitter.

O minerador utilizava o pool solo CK, assim como os demais que conseguiram esse feito. Este pool abarca cobra uma taxa de mineração de apenas 2%, enquanto o restante vai para o minerador. Ele também oferece anonimato para todos os membros da rede.

Con Kolivas, desenvolvedor do Solo CK, parabenizou o minerador em 24 de janeiro.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Problema na rede?

A mineração é a principal fonte de segurança para a rede do BTC, pois quanto maior o poder computacional (hash rate), mais segura a rede está contra ataques. Nesse sentido, o crescimento do hash rate também implica em mais dificuldade para os blocos serem encontrados.

Até 2012 era possível utilizar computadores pessoais para minerar BTC, mas o aumento da dificuldade tornou essa prática inviável. Hoje a mineração requer o uso de chips especializados, os famosos ASIC, e uma infraestrutura bastante extensa.

Dessa forma, gigantes como Canaan, Bitmain e a brasileira Arthur Mining passaram a levar vantagem na mineração. Só que o mês de janeiro foi marcado por uma ascensão dos mineradores solo, que já descobriram pelo menos três blocos no mês.

Publicidade

Será que isso significa que a rede está menos segura, ou que o hash rate está caindo sem que ninguém saiba? Nem uma coisa nem outra: de fato, o hash rate do BTC mais que dobrou nos últimos sete meses. A rede nunca esteve mais segura contra ataques – nem mais difícil de minerar BTC.

Hash rate do BTC. Fonte: Blockchain.com

“Sorte” é resultado da força da rede

Conforme explicou Kolivas em seu Twitter, o motivo do sucesso dos mineradores-solo não é porque a rede está mais fraca, mas sim porque ela está mais forte. Com o aumento do hash rate há mais mineradores procurando os blocos, o que aumenta a probabilidade de alguém encontrá-los.

Para o desenvolvedor, não há qualquer falha no mecanismo de Prova de Trabalho (PoW), mas apenas um aumento da concorrência. Ao mesmo tempo, o número de mineradores no Solo CK também cresceu, aumentando a participação do pool na mineração.

Publicidade

“Para ser claro, este não é um evento de alerta. Não há nada de errado com a Prova de Trabalho, o Bitcoin não está quebrado e meu serviço de mineração solo não tem uma backdoor para encontrar blocos mais rapidamente. Com mineradores suficientes, alguém eventualmente resolve um bloco e pode ser um minerador de qualquer tamanho”, explicou.

Ou seja, quanto mais força e maior o preço do BTC, mais mineradores entram na rede. Com mais mineradores, aumenta a probabilidade de alguém descobrir os blocos. Se os mineradores-solo crescem mais rápido, suas chances aumentam na mesma proporção.

Isso acaba servindo como forma de descentralizar ainda mais a rede. Mais mineradores-solo significa menos hash rate nas mãos de grandes empresas, o que dificulta a possibilidade de bloqueios como aconteceu na China. Logo, o BTC não se torna dependente de um único país ou empresa.

Leia também: Donos de NFTs afetados por bug na OpenSea serão reembolsados

Publicidade

Leia também: Corretora de criptomoedas é proibida de atuar no Brasil pela CVM

Leia também: O sonho acabou? Diem avalia venda de ativos para reembolsar investidores

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

3 comentários em “Minerador encontra bloco de Bitcoin usando apenas uma mineradora via USB”

  1. Pingback: Minerador encontra bloco de Bitcoin usando apenas uma mineradora via USB – CriptoBay

  2. Pingback: Minerador encontra bloco de Bitcoin usando apenas uma mineradora by way of USB Por CriptoFácil - DMB FINANCE

  3. Pingback: Minerador encontra bloco de Bitcoin usando apenas uma mineradora via USB – NextGen

Deixe um comentário