A gigante da tecnologia, a Microsoft, está entre várias outras empresas do setor junto com bancos e instituições financeiras que se unem para formar um novo grupo de trabalho denominado “Enterprise Ethereum Alliance”.
A coalizão de empresas de tecnologia e bancos, tem como objetivo acelerar a adoção da tecnologia de Blockchains públicos da Ethereum, em corporações e empresas, de acordo com um relatório da Bloomberg.
Foco em Ethereum
Empresas como a Microsoft sempre estive incentivando para o desenvolvimento e ofertas de serviços, baseados em Ethereum, como um Blockchain público inteligente, baseado em contratos – está cada vez mais vendo um número de adotantes no espaço corporativo. Empresas e instituições financeiras que trabalham em seus Blockchains privados estão cada vez mais escolhendo usar Ethereum.
Primeiros protótipos Blockchain
No início de 2016, vários protótipos blockchain e provas de conceitos surguram, um dos primeiros casos conhecidos é de um grupo bancário usando um blockchain para transferir valor. Um total de 11 bancos em quatro continentes, em um consórcio bancário liderado pela R3 usou um ledger distribuído com tecnologia Ethereum, hospedado em uma rede virtual privada (VPN) na plataforma de nuvem Azure da Microsoft. O teste funcionou continuamente por cinco dias em um estiramento e provou ser bem sucedido.
Case do JP Morgan
O banco JP Morgan, o maior banco de ativos nos Estados Unidos, revelou estar construindo um Blockchain privado baseado na tecnologia Ethereum, permitindo centenas de transações e privacidade entre contratos inteligentes validados pelas partes participantes.
Microsoft e o Blockchain do Ethereum
A Microsoft está investindo fortemente no Blockchain do Ethereum. A primeira solução surgiu em outubro de 2015, em relação à sua oferta de Blockchain com o Serviço (BaaS) via Azure, sua plataforma de nuvem – A solução corporativa foi lançada durante o Ethereum-led DevCon conference em Londres.
“Apostamos a fazenda na nuvem, praticamente”, declarou Marley Gray, diretor de estratégia da Microsoft para serviços financeiros, na época.
O objetivo é fornecer uma plataforma barata baseada em blockchain que pode ser integrada em aplicativos. Fundamentalmente, adotantes sem experiência prévia de tecnologia blockchain ou contratos inteligentes poderiam potencialmente criar seus próprios Blockchains privados e habilita-los para contratos inteligentes dentro de 15 a 20 minutos.
Em abril de 2016, a linguagem de programação da Ethereum Solidity ganhou suporte no popular ambiente de desenvolvimento da Microsoft, o Visual Studio. Mais recentemente, o lançamento do “primeiro consórcio blockchain” da Ásia liderado pela Microsoft em Taiwan escolheu a rede Ethereum como sua plataforma para desenvolver soluções blockchain.
Enquanto isso, a “Enterprise Ethereum Alliance” provavelmente será lançada este mês, de acordo com uma fonte da Bloomberg. Os detalhes permanecem escassos.