O estado de Michigan pode se tornar o mais novo integrante do crescente grupo de estados dos Estados Unidos que consideram investir em Bitcoin. No dia 13 de fevereiro, os representantes Bryan Posthumus e Ron Robinson apresentaram um projeto de lei que propõe a criação de uma reserva estratégica de ativos digitais.
O projeto de lei HB 4087 busca alterar a Lei de Gestão e Orçamento do estado, permitindo que o tesoureiro invista até 10% do fundo geral e do fundo de estabilização econômica em criptomoedas.
Essa medida coloca Michigan ao lado de outros cerca de 20 estados que estão analisando legislações semelhantes para adoção de ativos digitais, incluindo Carolina do Norte, Arizona, Illinois, Texas, Utah, entre outros.
O projeto se diferencia ao permitir que o estado empreste as criptomoedas adquiridas, gerando retornos adicionais. No entanto, a iniciativa ressalta que isso só ocorrerá se não houver riscos financeiros extras.
A proposta não limita nem define diretrizes específicas sobre quais criptomoedas o estado pode adquirir. No entanto, exige que ele as armazene de forma segura, seja por meio de soluções de custódia direta ou ETFs registrados.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Reserva de Bitcoin nos EUA
Em uma declaração na plataforma X (antigo Twitter), o deputado Posthumus defendeu a proposta:
“Michigan pode e deve se unir ao Texas na liderança das políticas de criptomoedas, aprovando minha proposta para criar a Reserva Estratégica de Criptomoedas do estado.“
Vale lembrar que o fundo de pensão de Michigan já tem exposição a ETFs de Bitcoin e Ethereum no formato spot. Com essa movimentação, Michigan reafirma seu interesse em avançar na legislação sobre ativos digitais, tornando-se o 21º estado dos EUA a considerar oficialmente a criação de uma reserva de criptomoedas.
Enquanto os Estados Unidos ainda não implementam a Reserva Nacional Estratégica de Bitcoin, outros projetos avançam nesse campo. A World Liberty Financial (WLFI), um projeto DeFi apoiado pela família Trump, anunciou a “Macro Strategy”. Essa iniciativa cria uma reserva de criptomoedas para mitigar a volatilidade do mercado, proporcionando mais estabilidade e resiliência a projetos selecionados.