O presidente-executivo da MicroStrategy, Michael Saylor, concedeu uma entrevista à CNBC na quinta-feira (02) para discutir o futuro da regulamentação e a adoção corporativa do Bitcoin (BTC). Isso ocorreu logo após sua empresa anunciar uma compra de US$ 5,3 milhões em BTC no mês passado.
Saylor, bilionário e entusiasta do Bitcoin, reiterou a importância de acumular Bitcoin, afirmando que “nunca se pode ter Bitcoin demais”. No entanto, ele também expressou sua opinião de que os “grandes bancos” desempenharão um papel essencial para que o ativo atinja sua maturidade plena.
Durante a entrevista, Saylor reconheceu as falhas recentes no setor de criptomoedas e nas maiores empresas do mercado. Ele mencionou casos como o julgamento de Sam Bankman-Fried, acusado de desviar bilhões de dólares de clientes ao liderar a FTX, e a investigação da Binance pelas autoridades por supostamente apoiar contas ligadas a terroristas do Hamas.
“Para a indústria evoluir para o próximo nível, precisamos de supervisão adulta. Vamos precisar dos grandes bancos para se tornarem os custodiantes de criptomoedas – precisaremos de Wall Street desempenhando um papel nisso.”, disse Saylor.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Saylor também destacou a necessidade de “racionalizar” o mercado, se afastando dos milhares de altcoins disponíveis e se concentrando no Bitcoin.
O presidente executivo da MicroStrategy sempre endossou a visão de Gary Gensler, presidente da Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio (SEC), que classifica a maioria das criptomoedas além do Bitcoin como valores mobiliários não registrados.
“O Bitcoin é um ativo sem emissor. É o protocolo universalmente reconhecido que atua como uma commodity nesse espaço.”
Saylor defende custódia de Bitcoin por bancos
Até o momento, a dominância do Bitcoin subiu para mais de 53% este ano e continua a crescer. Mesmo as stablecoins estão perdendo participação de mercado à medida que a SEC intensifica a regulamentação, incluindo o token PYUSD lançado pelo PayPal.
O Congresso dos EUA ainda está trabalhando na legislação adequada para tornar os serviços bancários de criptomoedas e stablecoins legalmente viáveis. No entanto, desacordos partidários têm dificultado o progresso nesse sentido.
Saylor prevê que o Bitcoin provavelmente experimentará um aumento à medida que sua taxa de inflação diminui após o “halving” em abril e com a chegada altamente antecipada de um ETF spot de Bitcoin que atrairá uma nova demanda institucional.