A MetaMask anunciou na segunda-feira (27) o lançamento de novas contas em blockchains diferentes. Esse lançamento visa expandir a carteira para outras blockchains (atualmente a MetaMask atualmente funciona apenas com Ethereum).
De acordo com o anúncio, os usuários da MetaMask continuarão usando uma única conta, mas ela dará acesso a outras blockchains. A princípio, a carteira terá suporte para Solana (SOL), e posteriormente incluirá até endereços do Bitcoin (BTC).
A MetaMask começou como uma carteira exclusiva para Ethereum. Ela permitia o uso de outras criptomoedas, mas para isso exigia que os usuários criassem contas separadas. Com o novo sistema, uma conta pode incluir endereços para Ethereum, redes EVM de camada 2, Solana e, em atualizações futuras, Bitcoin.
“Isso significa menos contas para gerenciar, menos alternância entre elas e atividades mais fáceis entre redes”, observou a MetaMask.
Para usar o novo serviço, os usuários deverão atualizar a MetaMask para a versão 7.57, caso usem a carteira no celular. Já quem utiliza a MetaMask como extensão do navegador deve baixar a versão 13.5. Assim que a atualização for instalada, a conta multichain se tornará a versão padrão da carteira.

- Leia também: Bitcoin Hoje 28/10/2025: BTC cai e mercado define ‘resistência crucial’ para retomada do ciclo de alta
Detalhes da atualização da MetaMask
A MetaMask observou que todos os endereços criados antes da atualização permanecem acessíveis. Para quem criou endereços Solana de forma separada, não haverá mudança. A única diferença é que eles funcionarão na mesma conta, sem precisar mudar de rede.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Se você criou contas Solana no passado, elas serão ‘associadas’ a um endereço EVM cronologicamente e adotarão automaticamente o nome da conta EVM”, disse a MetaMask. “Se você tiver mais contas Solana do que contas EVM, novos endereços EVM serão criados para ‘associar’ e adotar automaticamente o nome da conta Solana.”
A atualização utiliza o BIP-44, um padrão de caminho de derivação que permite que carteiras gerem e organizem múltiplas contas a partir de uma única chave privada. No entanto, as contas de carteira de hardware permanecem limitadas às redes EVM.
Por enquanto, o suporte à Solana ainda não está disponível. Mas a MetaMask afirmou que vai liberar a integração em uma nova atualização no futuro.
Polêmica com token MASK
Na segunda-feira, um site supostamente um portal de reivindicações para o próximo lançamento do token da MetaMask surgiu online. Isso gerou especulações entre membros da comunidade de que o lançamento do token nativo da MetaMask, apelidado de MASK, pode ser iminente.
Embora o site inicialmente mostrasse um Autenticador Vercel protegido por senha, ele não tem nenhuma funcionalidade real para os usuários. A página redireciona os visitantes para o site oficial da MetaMask, onde não há novas informações sobre o token.
Os executivos da MetaMask há muito tempo especulam sobre um possível token. Joseph Lubin, CEO da Consensys – que faz a gestão da carteira – confirmou que a carteira terá um token próprio. Mas ele não estipulou nenhuma data para o lançamento.
Na Polymarket, mais de 30% dos usuários apostam que o token chegará ao mercado em 2025. O percentual dobrou nas últimas 24 horas, sobretudo depois do lançamento do site.

