A Meta anunciou o fim da Novi, sua carteira focada em criptomoedas, de acordo com as falas de um porta-voz da empresa à Bloomberg. Com isso, a empresa enterra por completo o último resquício que existia do antigo projeto Libra.
No texto, a Meta informa os usuários que encerrará as atividades da carteira em 1 de setembro. Portanto, presume-se que quem possui fundos lá deve retirá-los até esta data.
A Novi não estipulou uma data limite para saques, mas informou que os usuários devem retirar seus fundos o mais rápido possível. A partir de 21 de junho, a Novi não receberá mais depósitos.
O fim de uma tentativa
Lançado em 2019, o projeto começou com uma proposta de criar uma moeda lastreada em uma cesta de moedas fiduciárias. Mas o governo dos Estados Unidos pressionou o então Facebook a modificar o projeto, que eventualmente perdeu todas as suas características.
No entanto, a Libra seguiu viva, mudou de nome e disse que focaria na construção de stablecoins ligadas a moedas fiduciárias. Enquanto isso, o CEO Mark Zuckerberg compareceu diversas vezes ao Congresso estadunidense para explicar as reais intenções da Libra.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Embora a Meta tenha planos para descontinuar a carteira, a tecnologia da Novi segue nos planos da empresa. Nesse sentido, a Meta afirmou que deve utilizar algo da carteira em seu futuro projeto de metaverso.
“Já estamos aproveitando os anos gastos na construção de recursos de blockchain para a Meta e introduzindo novos produtos, como colecionáveis digitais. Você pode esperar ver mais de nós na Web 3.0, porque estamos muito otimistas sobre o valor que essas tecnologias podem trazer para pessoas e empresas no metaverso”, disse o porta-voz.
Sobre a Novi
A Meta lançou a Novi em outubro de 2021, mais de dois anos após lançar a Libra. Na época, o projeto já tinha sofrido modificações, inclusive no nome – que passou a ser Diem.
A princípio, o aplicativo permitia que usuários negociassem a stablecoin Pax Dollar (USDP). Somente clientes dos EUA e da Guatemala conseguiam acessar e usar a carteira.
O plano original da empresa era fazer da Novi a carteira nativa do token DIEM, mas depois escolheram utilizar a USDP. David Marcus, um ex-funcionário da Meta que liderou o projeto Novi, disse em outubro que o Novi deveria fornecer um caso de uso real para a stablecoin.
“Estamos fazendo um projeto-piloto para testar as principais funções dos recursos e nossas capacidades operacionais em atendimento ao cliente e conformidade. Também esperamos que isso demonstre um novo caso de uso da stablecoin (como instrumento de pagamento) além de como elas são normalmente usadas hoje”, disse.
Portanto, quem possui USDP na carteira deve retirá-los e transferir para outro dispositivo ou então uma exchange de criptomoedas.
Leia também: Coinbase aponta ‘culpados’ para baixa das criptomoedas e projeta futuro do mercado
Leia também: Binance está retomando depósitos e saques em Real via Pix
Leia também: Quem acumular Bitcoin nos próximos três anos vai se dar bem, afirma Lobo de Wall Street