A semana começou com turbulência nos mercados após o anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a imposição de tarifas de até 40% em importações de 14 países, incluindo potências como Japão, Coreia do Sul e África do Sul. Embora o adiamento para 1º de agosto tenha aliviado temporariamente os ânimos, a ameaça de uma guerra comercial ampliada já provoca volatilidade nas bolsas globais e levanta dúvidas sobre o futuro do comércio internacional. Diante disso, algumas altcoins podem se mostrar mais resilientes que outras.
A nova rodada de ameaças tarifárias derrubou os principais índices acionários dos EUA. O S&P 500 registrou seu pior desempenho em três semanas. Enquanto isso, o Dow Jones recuou quase 1%. As ações de montadoras japonês e coreanas, como Toyota, Nissan e Honda, também despencaram. O temor é que, se as tarifas entrarem em vigor, os custos mais altos sejam repassados aos consumidores, pressionando ainda mais a economia global.
Altcoins superam barreiras
Enquanto os mercados tradicionais sofrem, o setor de criptomoedas tem se mostrado resiliente. O Bitcoin (BTC), principal ativo digital, manteve relativa estabilidade, oscilando de US$ 109 mil para US$ 108 mil após a divulgação das cartas de Trump.
Além disso, o volume de entrada em produtos de ativos digitais chegou às 12ª seguida no positivo, demonstrando que investidores institucionais enxergam nas criptomoedas um valor que não está presente nos papéis negociados em bolsas de valores.
Entre as possibilidades, estão o fato das criptomoedas fornecerem a tecnologia necessária para os EUA superarem essa nova fase de reindustrialização que Donald Trump pretende emplacar no seu segundo mandato. Além disso, também podem funcionar como método de alavancagem para empresas obterem financiamento em um contexto de inflação iminente.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Nesse contexto, as melhores altcoins também ganham destaque, seja como meios de pagamento descentralizados, seja como ferramentas para traders que buscam aproveitar a volatilidade do mercado.
Altcoins resilientes: Bitcoin Hyper
Bitcoin Hyper é uma criptomoeda derivada do Bitcoin, projetada para oferecer transações mais rápidas e taxas reduzidas, mantendo a segurança da blockchain original.
O projeto foca em escalabilidade e adoção em massa, com melhorias no protocolo para suportar aplicações descentralizadas (DeFi) e micropagamentos – um dos calcanhares de aquiles do Bitcoin. O token HYPER exercerá papel fundamental no protocolo e está sendo vendido no site oficial do projeto.
Best Wallet Token
Best Wallet Token é o token nativo de uma carteira cripto multichain, projetada para simplificar o gerenciamento de ativos digitais. Integra diversas blockchains, permitindo armazenamento, troca e staking de criptomoedas em uma interface amigável. O token BEST está em pré-venda no site oficial e será usado para taxas de transação, recompensas de staking e acesso a recursos premium na plataforma.
Outras Altcoins
XRP é a criptomoeda da Ripple, criada para facilitar pagamentos internacionais rápidos e de baixo custo. Usada principalmente por instituições financeiras, a blockchain XRP tem uma forte presença nos mercados asiáticos. Portanto, pode ser adotado em massa caso por países embargados pelos EUA e com dificuldade de transacionar com dólares.
CRV
CRV é o token de governança da Curve Finance, uma exchange descentralizada (DEX) focada em stablecoins e altcoins de baixa volatilidade. A plataforma otimiza trocas com slippage mínimo, sendo popular no ecossistema DeFi.
Pode, portanto, ser uma escolha de empresas estadunidense para alavancagem e obtenção de empréstimos para reindustrializar os Estados Unidos.
Aviso: Este artigo tem funcionalidade exclusivamente informativa, e não constitui aconselhamento de investimento ou oferta para investir. O CriptoFácil não é responsável por qualquer conteúdo, produtos ou serviços mencionados neste artigo. Recomendamos que você sempre faça sua própria pesquisa (DYOR) antes de tomar qualquer decisão financeira. Invista apenas o que você pode se dar ao luxo de perder.