Como parte dos esforços para aprimorar os serviços oferecidos aos seus clientes, a exchange brasileira Mercado Bitcoin, que, como mostrou o CriptoFácil, anunciou recentemente uma restruturação da área TI da empresa, agora, acaba de anunciar uma parceria com a Matera e com o Banco Brasil Plural para um serviço de Open Banking. Segundo a exchange, esta ferramenta agilizará o reconhecimento das transferências e o credito na plataforma.
A Matera desenvolveu uma API (Application Programming Interface) que permite a rápida transmissão de informações entre o banco e a corretora de criptomoedas, além de adicionar mais segurança e escala às transações. Antes da implantação, as mais de 4000 transferências em um mesmo dia realizadas pelos investidores de Bitcoins eram validadas e conferidas manualmente, fazendo com que o processo demorasse mais que o necessário. Agora, em cerca de 15 minutos, o autor e o valor da TED são identificados e o crédito é realizado na plataforma de negociação da exchange.
“A relação entre fintechs, especialmente as que transacionam criptomoedas, e o sistema bancário tradicional tem histórico conturbado. Entretanto, a parceria entre Mercado Bitcoin e Brasil Plural, impulsionada pela nossa plataforma, comprova que o potencial para grandes oportunidades de negócio para ambos os lados ainda é enorme”, diz Carlos Netto, CEO da Matera.
A Matera, que é referência em plataformas de open banking e de pagamento, viabilizou a solução em cerca de 15 dias. Após um período de testes, a API foi implementada e teve seu primeiro movimento em março de 2018.
“Acredito que o Open Banking é um processo irreversível, que está revelando modelos de negócio inovadores e vantajosos para as fintechs, os bancos tradicionais e a população. É um orgulho para a Matera, que alia excelência técnica e conhecimento de mercado, ter um papel importante nessa verdadeira revolução”, finaliza Carlos.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A parceria com a Matera e o Banco Plural pode significar também um processo de expansão e fortalecimento da exchange Mercado Bitcoin para outros mercados na América Latina e, até mesmo, fora do continente, tendo em vista que o Plural administra mais de R$40 bilhões em ativos e possui parceria com uma corretora afiliada em Nova York.