Início » Últimas Notícias » Membros do Fed têm racha sobre decisão de corte de juros de outubro
25 ou 50?

Membros do Fed têm racha sobre decisão de corte de juros de outubro

membros-fed-tem-racha
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Até o fechamento desta matéria, há quase uma unanimidade de que o Federal Reserve (Fed) cortará a taxa de juros na reunião de 29 de outubro. No entanto, dois governadores do Fed ainda divergem sobre a intensidade do corte.

De acordo com a Polymarket, 98% dos usuários acham que o Fed cortará juros. A maioria (95%) acredita que o Fed cortará a taxa em 25 pontos-base (BP, na sigla em inglês), enquanto 3% acham que o corte será de 50 BP. Mas dentro do Fed, Chris Waller e Stephen Miran, dois dos principais membros do órgão, estão divididos sobre a magnitude do corte.

Publicidade

Ambos fazem parte do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), que é quem de fato toma a decisão. Waller é mais moderado e defende que o Fed corte apenas 25 BP. Já Miran, conselheiro próximo do presidente Donald Trump, é o mais agressivo e afirma que o Fed deve reduzir 50 BP.

Embora haja indecisão, o corte pode impactar o preço do Bitcoin (BTC) e de outras criptomoedas independentemente de sua magnitude. Mas tanto Waller quanto Miran defenderam suas posições esta semana.

Polymarket.
Apostas sobre o corte de juros nos EUA neste mês. Fonte: Polymarket.

Waller defende corte de juros de 25 BP

Chris Waller falou perante o Conselho de Relações Exteriores nesta quarta-feira (16) e disse acreditar que o FOMC deve reduzir as taxas em 25 BP na reunião de 29 de outubro. De acordo com Wallet, os dados que possui sobre o mercado de trabalho que o Fed compilou até o momento justificam o corte.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Isso ocorreu após ele observar que as tarifas de Trump tiveram efeitos modestos sobre a inflação e que a inflação está a caminho da meta de 2% do comitê. Ou seja, o efeito inflacionário que se temia não ocorreu, e a queda da inflação justifica a tomada de decisão do Fed.

Chris Waller disse na semana passada que acredita que eles devem fazer mais cortes na taxa de juros do Fed este ano, mas alertou sobre o ritmo e a magnitude desses cortes. Em suma, ele defendeu uma maior quantidade de cortes de forma controlada e segura.

“Se o mercado de trabalho continuar a enfraquecer ou até mesmo enfraquecer e a inflação permanecer sob controle, o FOMC deve prosseguir com a redução da taxa básica de juros para um nível neutro. Este nível é cerca de 100 a 125 BP abaixo da taxa básica de juros atual“, disse Waller. 

Caso o cenário de Waller se concretize, a taxa de juros dos EUA pode chegar a patamares entre 3% e 3,25% ao ano. Atualmente, os juros dos EUA estão numa faixa entre 4% e 4,25% ao ano. E o Bitcoin pode retomar sua tendência de alta.

Publicidade

Miran tem uma visão diferente

Já Stephen Miran deu uma entrevista à FOX Business também nesta quarta-feira. Miran opinou que o FOMC deveria reduzir as taxas em 50 BP na próxima reunião. Na última reunião, realizada em 15 de setembro, Miran foi o único membro do comitê que votou pelo corte mais intenso.

No entanto, ele admitiu que seus colegas provavelmente farão outro corte de 25 BP, como fizeram no mês passado. Em suma, Miran disse que o Fed deve seguir a tendência apontada pelos analistas.

Em sua fala, Miran citou as tensões comerciais entre os EUA e a China. De acordo com o diretor, a guerra comercial cria ainda mais incerteza sobre as perspectivas de crescimento da economia. E já que o Fed não pode controlar a política, ele precisa correr para levar a taxa de juros logo para o patamar de neutralidade.

Publicidade

Quanto a este patamar, Miran concorda com Waller sobre uma “taxa de juros neutra” entre 3% e 3,25% ao ano. Para ele, o Fed deveria realizar pelo menos dois cortes dessa magnitude e depois apenas manter os juros na taxa neutra.

Em seu cenário “realista”, Miran disse que espera dois cortes adicionais de 25 pontos-base este ano, totalizando um corte de 75 pontos-base em 2025. A última reunião do Fed no ano ocorrerá no dia 10 de dezembro.

Caso o Fed decida seguir a visão de Miran e contrariar o mercado, a decisão inesperada pode alavancar o preço dos ativos de risco. Nesse cenário, o Bitcoin poderia voltar rapidamente para o patamar de US$ 120 mil.

Publicidade
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil