À medida o último trimestre de 2023 se aproxima, o mundo das criptomoedas aguarda com expectativa o upgrade proposto para o Ethereum: o EIP-4844.
Este, que tem como destaque a introdução do proto-danksharding, é apontado por muitos especialistas como o grande divisor de águas para a blockchain do Ethereum.
A sigla EIP vem de Ethereum Improvement Proposal e essas propostas especificam novos recursos ou processos que aprimoram a blockchain Ethereum. Eles são vitais para a comunidade de desenvolvedores propor, debater e adaptar mudanças para aprimorar continuamente a blockchain do ETH.
Desde o lançamento do Ethereum, a blockchain enfrenta um desafio crítico: o aumento nas taxas de transação. O EIP-4844 chega com o objetivo de abordar esse problema.
Nomeado em homenagem aos pesquisadores da rede ETH, Proto Lambda e Dankrad Feist, o proto-danksharding é comparável ao processo de dividir uma pizza em pedaços para facilitar o consumo.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
No contexto do Ethereum, trata-se de particionar um banco de dados em segmentos de dados menores, otimizando assim seu uso.
Ethereum
Hoje, a base do ETH processa cerca de 15 TPS (transações por segundo), e os rollups de layer 2 aumentam esse número para 100. Contudo, o danksharding tem o potencial de elevar o throughput do Ethereum para impressionantes 100.000 TPS.
Este upgrade traz as transações que carregam “blobs”, pedaços de informação adicionados às transações regulares. Pode parecer um aumento no tamanho do bloco, o que iria contra a eficiência.
No entanto, esses blobs não são visíveis para a Ethereum Virtual Machine e não ocupam espaço na camada base da blockchain. Eles são temporários e, o espaço que ocupam, é consideravelmente mais barato em comparação com os blocos.
Ben Edgington, contribuidor do Ethereum, definiu o EIP-4844 como uma melhoria que “fixa blobs em blocos”.
Com o EIP-4844, o ETH se prepara para o futuro. O roadmap da blockchain Ethereum está centrado em “rollups”, e o EIP-4844 é uma peça fundamental desse quebra-cabeça.
“Após a implementação, os usuários sentirão as transações do ETH mais rápidas e com taxas mais acessíveis. Isso certamente ampliará a competitividade da blockchain Ethereum”, destacou a analista Ekta Mourya.