Foto: Depositphotos
Uma das maiores empresas de TradFi (finanças tradicionais) do mundo, a Mastercard, anunciou que vai oferecer suporte a pagamento com stablecoins. De acordo com a empresa, a medida visa garantir um modelo de pagamento eficiente com criptomoedas estáveis que funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana.
O anúncio, feito na segunda-feira (28), consolida a Mastercard como uma das principais pontes entre o sistema financeiro tradicional e o mercado cripto. Fundada em 1966, a empresa está acompanhando o cenário global e crescente demanda por novas formas de pagamento, especialmente em relação às stablecoins, que são o principal foco de regulamentação dos aliados políticos da nova administração Trump.
Conforme o anúncio, uma parceria com a exchange OKX, uma das maiores corretoras de criptomoedas do mundo, permitirá o avanço da empresa nesse mercado. Juntas, Mastercard e OKX lançaram o Cartão OKX, que permitirá que milhões de usuários convertam seus saldos em stablecoins para gastos do dia a dia.
Haider Rafique, diretor de marketing da OKX, afirmou que a colaboração vai “tornar as finanças digitais mais acessíveis, práticas e relevantes para o dia a dia”, integrando as criptomoedas a transações cotidianas. A parceria, vale destacar, acontece dias após a exchange retornar aos EUA.
A exchange, que estava proibida de oferecer serviços a cidadãos desde março de 2024, pagou uma multa de US$ 505 milhões e retornou ao país. Com a permissão, a OKX vai poder ofertar suas carteiras Web3 em um dos mercados mais valiosos do mundo.
A Mastercard também anunciou uma parceria com a Nuvei, empresa de pagamento, e a Circle, emissora da USDC, a segunda stablecoin em adoção de mercado. Com a nova parceria, os mais de 150 milhões de comerciantes parceiros da Mastercard poderão receber pagamentos em stablecoin.
A princípio, a USDC é a única opção de stablecoin disponível, mas a Mastercard trabalha para oferecer as stablecoins da Paxos. A plataforma emite as stablecoins Global Dollar (USDG), Lift Dollar (USDL), Pax Dollar (USDP) e o PayPal USD (PYUSD).
No ano passado, a Mastercard anunciou o Crypto Credential, um sistema que permite envio e recebimento de ativos digitais usando nomes de usuário simples. O sistema é similar ao Pix, em que é possível enviar e receber pagamentos utilizando chaves como CPF e número de telefone, por exemplo. Grandes players como Mercado Bitcoin, Wirex e Bit2Me já aderiram ao sistema.
Além disso, mais recentemente, a empresa anunciou a oferta de ativos tokenizados da Ondo Finance em sua própria blockchain, a Mastercard Multi-Token Network (MTN). Desde fevereiro, os usuários da MTN têm acesso a Títulos do Tesouro dos EUA de Curto Prazo (OUSG) da Ondo.
A Mastercard também destacou as parcerias com as principais emissoras de carteiras de criptomoedas do mercado, como a MetaMask. Essas parcerias permitem que os clientes da Mastercard usem as criptomoedas dessas carteiras para ganhar pagar e gastar. incluindo, o saque das stablecoins diretamente para a conta bancária.
Este website usa cookies.