O protocolo MakerDAO, um dos maiores e mais antigos das finanças descentralizadas (DeFi), decidiu fazer uma mudança na sua marca. De acordo com informações da equipe, a mudança afetará tanto o nome da rede quanto o dos seus tokens.
Nesse sentido, o MakerDAO passará a se chamar “Sky”, de acordo com um comunicado à imprensa. O protocolo, que tem US$ 7 bilhões em ativos, também apresentará novas versões de sua stablecoin DAI e do token de governança MKR. Esses tokens se chamarão USDS e SKY, respectivamente uma stablecoin e token de governança.
Contudo, os tokens DAI e MKR permanecerão em circulação inalterados, com os novos tokens existindo em paralelo. A mudança do nome da MakerDAO ocorrerá a partir de 18 de setembro, mesma data do lançamento dos novos tokens.
Sistema de conversão
Quem desejar trocar os tokens DAI e MKR por USDS e SKY poderá fazer isso. A MakerDAO estabeleceu a taxa de conversão de 1 para um no caso das stablecoins. Ou seja, quem tiver um DAI poderá trocar por um USDS.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Já no caso do MKR, a taxa será de 1 para 28.000, isto é, cada MKR pode ser trocado por 28.000 tokens SKY. Essa conversão será opcional: quem não quiser trocar, basta permanecer com os tokens antigos.
O preço do MKR subiu mais de 4% imediatamente após a notícia e subiu 2% nas últimas 24 horas. De acordo com Rune Christensen, cofundador da MakerDAO, o objetivo é aumentar a escala de crescimento do protocolo e das DeFi.
“O fator fundamental era como fazer o DeFi crescer em uma escala gigantesca, algo tão grande quanto o Tether ou até maior”, disse Christensen. A Tether emite a USDT, que com US$ 116 bilhões é a maior stablecoin do mercado.
Christensen liderou a grande reformulação plurianual do protocolo chamada “Endgame”. A princípio, a ideia era produzir versões “atualizadas” da stablecoin e do token de governança, o que implicaria em mudanças na DAI e MKR. Mas a equipe decidiu pela introdução dos novos tokens em paralelo.
Mudanças e recompensas
O protocolo está articulando suas metas de crescimento em recompensas de tokens nativos para detentores de USDS e SKY por meio da nova interface de usuário do protocolo. De acordo com Christensen, o aplicativo se chamará Sky.money e estará disponível a todos os usuários da MakerDAO, exceto em algumas jurisdições, como Reino Unido e Estados Unidos.
A reformulação também inclui dividir a plataforma em entidades menores e independentes, cada uma emitindo seus próprios tokens. Essas organizações, anteriormente chamadas de SubDAOs, serão chamadas de Stars como parte do esforço de reformulação da marca.
A primeira dessas entidades deve ser a Spark, a plataforma de empréstimos construída sobre a Maker/Sky. Mas antes, a equipe deve levar alguns meses testando as soluções para avaliar a viabilidade.