Desde o colapso do FTX no ano passado, o mercado de criptoativos tem enfrentado desafios significativos em relação à liquidez. E isso resultou em uma concentração de liquidez, sobretudo de Ether (ETH). De acordo com um relatório da empresa de análises Kaiko, 72% da liquidez da segunda maior criptomoeda do mercado está concentrada em cinco exchanges: Binance, Bitfinex, OKX, Coinbase e Kraken.
Enquanto isso, as outras 41 exchanges respondem por apenas 28% da liquidez do mercado de ETH. Antes do colapso do FTX, a exchange e sua contraparte americana (FTX.US) representavam quase 40% da liquidez da altcoin.
De acordo com o relatório, além do colapso da FTX, o desligamento das redes de liquidação fiduciária Signet e SEN nos EUA teve um impacto importante na eficiência operacional dos formadores de mercado, gerando consequências negativas para a liquidez das criptomoedas como o ETH.
- Leia também: Bitcoin perde força, mas abre o dia em alta
Liquidez de ETH
No entanto, segundo a Kaiko, a liquidez em torno do preço médio de ETH está de volta acima dos níveis pré-FTX, apresentando sinais de recuperação. Esse aumento pode ser atribuído ao retorno dos formadores de mercado, que estão mais confiantes em oferecer liquidez novamente em uma faixa estreita.
Embora a liquidez esteja se tornando mais concentrada em algumas exchanges, ela também tem se afastado dos EUA no ano passado. A parcela de profundidade de mercado (share of market depth) nas exchanges disponíveis nos EUA está em cerca de 40%, abaixo da alta de 54% atingida logo antes do colapso da rede Terra (LUNA) em maio passado.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A profundidade de mercado refere-se à quantidade de liquidez disponível em diferentes níveis de preço para uma determinada criptomoeda. Essa medida indica o quão facilmente um ativo pode ser comprado ou vendido sem causar grandes mudanças nos preços.
Pressão regulatória nos EUA
De acordo com a Kaiko, esse movimento pode ser atribuído à repressão regulatória nos EUA, que está levando formadores de mercado a buscar empresas globais que ofereçam maior certeza em relação às regulamentações. A concentração da liquidez em poucas exchanges traz preocupações sobre a centralização do mercado.
Por fim, olhando para o futuro, a empresa destacou que é provável que ocorra uma contínua consolidação da liquidez em apenas algumas exchanges, não se limitando ao ETH, mas afetando todo o mercado de criptoativos. Essa tendência reflete a luta do mercado de exchanges em atrair formadores de mercado em um cenário de mercado em baixa.