Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Economia

Mais de 100 bancos centrais estão trabalhando em CBDC revela estudo

  • Por Cassio Gusson
  • - 08/01/2023
  • às 11:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Mais de 100 bancos centrais estão trabalhando em CBDC revela estudo
Foto: Freepik
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Cerca de 114 países estão trabalhando no desenvolvimento de suas moedas digitais de bancos centrais (CBDCs), de acordo com um estudo do Atlantic Council. Essas nações, que respondem conjuntamente por 95% do PIB global, estão trabalhando para desenvolver suas próprias CBDCs.

Portanto o Atlantic Council aponta que nos próximos 5 anos, provavelmente, 95% de todo a economia global estará vinculada com ativos digitais, sejam eles descentralizados ou centralizados como CBDCs.

O relatório aponta ainda que nos últimos dois anos, o interesse dos Bancos Centrais em moedas digitais aumentou 280%. Deste modo, enquanto apenas 35 bancos declararam trabalhar em CBDC antes da pandemia do Covid-19, o número saltou  em 2022.

Das 114 nações, o Brasil entre elas, cerca de 60 países já tem um projeto de CBDC avançado ou em vias de implementação. No caso nacional os testes com a CBDC do país, o Real Digital, devem começar ainda no primeiro trimestre deste ano.

De todas as nações que estudam lançamento de CBDC, apenas dois países, Equador e Senegal, desistiram da ideia argumentando que não há necessidade de uma moeda digital de banco central em suas economias.

  • Leia também: BUSD vê redução de US$ 5 bilhões no fornecimento em 24 dias 

CBDC

O relatório aponta também que a China é a nação no qual a implementação de CBDC atinge mais pessoas já que 1-% da população chinesa já usa a Moeda Digital em suas atividades cotidianas, mesmo que ainda ela não tenha sido lançada oficialmente.

Além da China, outros 11 países já tem uma CBDC lançada. Destas nações, apenas a Jamaica tenta com sua CBDC impedir com que o Bitcoin permaneça em circulação no país.

Canadá, França, Alemanha, Estados Unidos, Itália, Japão e Reino Unido, que compõem o Grupo dos Sete (G7), publicaram em 2021 um documento de 27 páginas em que aprofundam os princípios de políticas públicas que consideram relevantes quando abordando CBDCs.

Até agora, nenhum desses países se comprometeu a lançar sua própria moeda digital, mas o Banco Central Europeu está trabalhando no desenho do euro digital, cujo uso se espalharia por toda a zona do euro.

Da mesma forma, os países do G20 (formado pelos membros do G7 mais a União Europeia, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, China, Coreia do Sul, Índia, Indonésia, México, África do Sul, Rússia e Turquia),”fizeram importantes progresso e investiu novos recursos em seus projetos CBDC nos últimos seis meses”, observa o Atlantic Council em seu relatório.

Além disso, segundo o relatório, até 2023, mais de 20 países darão passos significativos para lançar suas moedas digitais. A lista inclui Austrália, Tailândia, Brasil, Índia, Coreia do Sul e Rússia.

  • Leia também: 2023 será o ano das coleções NFT? 
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.