Início » Últimas Notícias » Maior banco comercial da Costa Rica lança ETF de Bitcoin para 2,1 milhões de clientes
Bitcoin Bull

Maior banco comercial da Costa Rica lança ETF de Bitcoin para 2,1 milhões de clientes

etf-bitcoin-no-eua
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

O Banco Nacional (BN), instituição estatal e maior banco comercial da Costa Rica, anunciou o lançamento de um ETF de Bitcoin à vista. O lançamento acontece por meio de sua subsidiária de gestão de investimentos, a BN Fondos.

Com mais de US$ 7 bilhões em ativos e mais de 2,1 milhões de clientes — o que representa mais de 40% da população do país —, o banco está liderando a primeira incursão do sistema financeiro costarriquenho no mercado de criptomoedas.

Publicidade

O novo ETF permitirá que os cidadãos invistam em Bitcoin de forma regulamentada e acessível, com um valor mínimo de investimento de US$ 100. Além do ETF de Bitcoin, o banco está lançando um ETF do S&P 500, índice americano que reúne as 500 maiores empresas dos Estados Unidos.

Primeiro produto cripto da Costa Rica

O lançamento representa um passo significativo para a Costa Rica, que ocupa a 92ª posição, de um total de 155 países, no ranking de adoção de criptomoedas, de acordo levantamento da Chainalysis de 2023. Isso porque, o país não possui uma legislação específica para criptomoedas.

No entanto, sob a constituição e o código civil do país, quando uma atividade não é explicitamente proibida por lei é permitida. Nesse sentido, a interpretação legal é de que os cidadãos costarriquenhos estão tecnicamente autorizados a negociar e possuir criptomoedas, dado que não há determinação legal em contrário. Pablo Montes de Oca, gerente geral da BN Fondos, comemorou o anúncio:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Estamos entusiasmados em apresentar esses novos e inovadores Fundos de Investimento e ser pioneiros no mercado da Costa Rica. Apresentamos uma proposta inovadora em que os investimentos serão feitos em ETFs no S&P 500 e Bitcoin, o que não só representa uma oportunidade de investimento atrativa, mas também é um passo crucial em direção à digitalização moderna”, disse em declaração a um noticiário local.

Em 2022, um projeto de lei chamado Lei do Mercado de Ativos Cripto, apresentado na Assembleia Legislativa, buscou regulamentar o uso de criptomoedas para pagamentos e transações. No entanto, o projeto ainda está parado na fase de comissão, sem previsão de avanço.

O lançamento do ETF de Bitcoin pelo Banco Nacional pode impulsionar a adoção de criptomoedas no país, tal como aconteceu nos Estados Unidos. Desde que as maiores gestoras do país ao norte lançaram ao público seus ETFs de Bitcoin à vista, o Bitcoin dobrou de preço.

Além disso, a entrada de um Banco estatal do porte do Banco Nacional pode acelerar a adoção institucional do Bitcoin como Reserva Estratégica.

Publicidade
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil