A analista de macroeconomia Lyn Alden revelou sua aposta principal de investimento em criptomoeda para o ano de 2025. Ele indicou o Bitcoin (BTC) como o ativo mais promissor diante de um cenário de aumento de liquidez no mercado.
Em entrevista ao jornalista financeiro e YouTuber David Lin, Alden explicou que sua visão otimista para o Bitcoin no próximo ano se deve ao histórico de alta do ativo quando as condições monetárias se tornam mais favoráveis e a liquidez aumenta.
Alden ressaltou ainda que o momento atual parece sinalizar o fim de um período de restrição de crédito nos Estados Unidos. E isso favorece um ambiente de maior liquidez. Além disso, observou que a China vem promovendo estímulos econômicos, o que tende a injetar ainda mais liquidez no mercado global.
Analista revela criptomoeda com maior potencial para 2025
A analista também destacou que o comportamento do TGA (Conta Geral do Tesouro dos EUA) no primeiro semestre de 2025 será um fator determinante para o nível de liquidez disponível, sobretudo considerando que até US$ 800 bilhões podem chegar ao sistema bancário, dependendo do desenrolar de possíveis disputas em torno do teto da dívida americana.
Diante desse contexto, Alden declarou estar otimista quanto ao aumento de liquidez para os próximos doze meses. E, por extensão, acredita que o Bitcoin também se beneficiará desse cenário. Ela apontou a forte correlação entre o desempenho da criptomoeda e o aumento de liquidez, o que reforça sua visão positiva sobre o ativo digital.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
No entanto, Lin ponderou que essa correlação pode chegar não acontecer em momentos em que o valor de mercado da criptomoeda está muito acima de seu valor de capitalização realizada, que mede o preço de cada unidade de Bitcoin no momento da última movimentação. Esse indicador busca avaliar quantos detentores estão com lucro ou prejuízo em relação ao ativo.
Ponderações
De acordo com Lin, em alguns casos, grandes disparadas de alta podem fazer com que o valor de mercado do Bitcoin ultrapasse significativamente o seu valor de capitalização realizada. Isso torna o ativo mais suscetível a correções.
Alden concordou com essa análise, acrescentando que, em períodos onde o valor de mercado não está muito acima do valor realizado, como no cenário atual, o risco de uma sobrevalorização extrema tende a ser menor. Para a analista, a ausência de sinais de valorização excessiva do Bitcoin, associada ao aumento de liquidez esperado, é um indicativo positivo para o ativo.
Por fim, Alden encerrou a conversa reafirmando sua expectativa de que o aumento de liquidez e a ausência de excessos na avaliação do Bitcoin podem favorecer uma tendência de alta do ativo em 2025, em linha com o movimento esperado de afrouxamento monetário nos Estados Unidos e estímulos econômicos em outras partes do mundo.