Foto: Depositphotos
A Luna Foundation Guard (LFG) anunciou que sua venda privada de tokens foi um sucesso. A plataforma garantiu US$ 1 bilhão para estabelecer uma reserva descentralizada para sua stablecoin UST.
Embora a UST seja uma stablecoin atrelada ao dólar, a LFG irá manter sua reserva de liquidez em Bitcoin. Conforme informou a fundação, os tokens vendidos pertenciam a uma reserva de LUNA, que é o ativo nativo do ecossistema Terra.
De acordo com a LFG, o financiamento incluiu a participação de gigantes de capital de risco, incluindo Jump Crypto, Three Arrows Capital, Republic Capital, GSR, Tribe Capital, DeFiance Capital e vários investidores-anjo.
A LFG declarou que a venda de tokens privados foi uma das maiores do setor de criptomoedas até hoje e que a reserva forex denominada em Bitcoin para a stablecoin Terra UST será imediatamente estabelecida com o valor arrecadado com a venda.
A stablecoin UST da Terra (TerraUSD) é atualmente a quarta maior stablecoin do setor. Seu valor de mercado é de US$ 12,3 bilhões. Além disso, sua oferta cresceu quase 2.000% desde o ano passado, superando a stablecoin DAI.
A LFG foi estabelecida em Cingapura em janeiro deste ano. Seu objetivo é ajudar a gerenciar e aumentar o ecossistema Terra, que é o nono maior em termos de valor de mercado.
A UST é uma stablecoin algorítmica com oferta crescendo e diminuindo em resposta à demanda. A equipe do Terra apontou que uma crítica comum às stablecoins algorítmicas é o risco hipotético de todos quererem ‘sacar’ ao mesmo tempo> Ou seja, resgatar o valor atrelado a stablecoin sem que haja compradores do outro lado.
Isso já ocorreu com outras stablecoins DeFi no mesmo modelo do UST. Entretanto, os desenvolvedores de Terra afirmaram que a reserva ajudará a aliviar tais circunstâncias, caso elas venham a ocorrer.
“Uma Reserva descentralizada pode fornecer uma via adicional para manter a paridade em ciclos contracionistas que reduz a reflexividade do sistema”, declararam.
A reserva usará inicialmente o BTC. Mas há planos de estocá-lo com outros ativos não correlacionados ao longo do tempo. Os tokens LUNA comprados pelas empresas de VC serão bloqueados por um período de aquisição de quatro anos.
Leia também: China ameaça prender quem arrecadar fundos com criptomoedas
Leia também: Economista brasileiro alerta investidores sobre comprar criptomoedas
Leia também: Tem um Axie do Axie Infinity? Pois então a Receita Federal agora obriga você a declarar ele