A Glassnode trouxe novidades em sua edição recente do relatório Week On Chain. Em primeiro lugar, a empresa destacou os dados de crescimento da Lightning Network (LN), rede de segunda camada do Bitcoin (BTC). A rede voltou a quebrar recordes e agora se aproxima dos 3.000 BTC de capacidade.
Por outro lado, os pequenos endereços de BTC estão crescendo a um ritmo ainda mais acelerado. Este crescimento é um padrão que se repetiu em todas as valorizações anteriores da criptomoeda. Portanto, trata-se de um indicador extremamente positivo para o mercado.
LN registra métricas recordes
A Glassnode avaliou três métricas de crescimento da LN: o número de nós, de canais e a capacidade de transação da rede. Todos eles estão em seus maiores níveis da história após um forte crescimento sobretudo em 2021.
O número de nós atingiu 15,6 mil em setembro, o que representa uma alta de quase 100% em relação aos 8 mil nós registrados em dezembro de 2020. Já na comparação ano a ano, o crescimento foi de 150%.
Já o número de canais abertos para transações atingiu a marca de 73 mil, crescimento de 92% em relação a setembro do ano passado. Atualmente, a LN comporta uma média de 4,6 canais para cada nós executado.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Por fim, a Glassnode também avaliou o crescimento da capacidade da LN. Ou seja, quantos BTC conseguem ser transacionados nos canais. O valor total atingiu 2.904 BTC, o que representa um crescimento de 22% em setembro. Já no período de nove meses, a capacidade subiu 175% frente aos 1.075 BTC registrados em janeiro.
Pequenos hodlers e institucionais acumulam
Um dado que não está no relatório mas foi avaliado pela Glassnode foi o aumento na quantidade de carteiras com menos de 10 BTC. Geralmente esse número indica a entrada de novos investidores no mercado, com foco na acumulação de longo prazo.
Nesse sentido, o número desses investidores voltou a crescer de forma mais intensa a partir de maio. Os dados apontam que esse nível de crescimento ocorreu pelo menos mais quatro vezes:
- durante as duas altas de 2013;
- na alta histórica de 2017;
- após o coronacrash em março de 2020.
Conforme mostra o gráfico, esses choques de oferta costumam preceder valorizações exponenciais. E o mesmo movimento está acontecendo agora.
“O preço pode mover para cima e para baixo a curto prazo, mas o comportamento on-Chain mostra que, eventualmente, a dinâmica de oferta e demanda tende a mover o preço para cima. Contudo, esse movimento pode levar várias semanas para acontecer.
Quem também segue acumulando BTC são os investidores institucionais, que registraram a sexta semana consecutiva de acumulação líquida. Esses investidores adquiriram US$ 100 milhões nos últimos sete dias, de acordo com os dados.
Leia também: Marketplace do Blankos Block Party ganhará atualização ainda nesta semana
Leia também: Banco Central do Brasil destaca crescimento dos pagamentos digitais em novo relatório
Leia também: Ex-tesoureira dos EUA diz que Bitcoin e Ethereum são especulativos mas XRP tem funcionalidade