O Lido, a maior rede de staking de Ethereum, decidiu sair da blockchain Solana. Isso ocorreu porque a receita esperada da operação não compensou seus custos de desenvolvimento e marketing. De acordo com o anúncio do Lido, houve uma extensa discussão no fórum da Organização Autônoma Descentralizada (DAO) seguida de uma votação da comunidade.
Então, os detentores de tokens LDO decidiram pelo encerramento do protocolo na rede Solana, com o processo começando em breve.
Conforme destacou o anúncio, o encerramento ocorre depois que o P2P Validator (a equipe de desenvolvimento do Lido em Solana) apresentou uma proposta à DAO do projeto DeFi. A equipe P2P, que contribui para a DAO e que desenvolve o Lido na Solana desde março de 2022, apresentou dois cenários.
O primeiro seria para dar continuidade ao desenvolvimento do Lido na rede Solana com apoio financeiro da DAO e o segundo seria para encerrar o Lido na rede Solana.
“Depois de muita discussão e votação dos membros do Lido DAO, foi decidido que o melhor curso de ação seria encerrar o protocolo na rede Solana. Embora esta decisão tenha sido difícil face às inúmeras relações fortes em todo o ecossistema Solana, foi considerada uma necessidade para o sucesso contínuo do ecossistema mais amplo do protocolo Lido”, disse a equipe Lido.
Implicações para os usuários do Lido
Com relação ao impacto da decisão para os usuários, a equipe informou que os titulares de stSOL continuarão a receber recompensas da rede durante todo o processo de encerramento.
Até 4 de fevereiro de 2024, os titulares de stSOL podem desfazer o bloqueio de tokens por meio do frontend Lido na Solana. Após esta data, o “desestaking” deverá ser feito usando a Interface de Linha de Comando (CLI).
Datas importantes:
- 16 de outubro de 2023: O staking de Lido em Solana será descontinuado e nenhum novo bloqueio de tokens poderá ocorrer.
- 17 de novembro de 2023: O desligamento voluntário do operador de nó terá início.
- 4 de fevereiro de 2024: O suporte do Lido no Solana Frontend será concluído e, depois, o “desestaking” só será viável via CLI.
Por fim, a equipe ressaltou que a decisão não reflete a crença dos contribuidores do protocolo no potencial e na longevidade do ecossistema Solana:
“A jornada do Lido no protocolo Solana foi importante, repleta de desafios superados e marcos comemorados. Embora isto marque o fim deste capítulo específico, o otimismo dos colaboradores em relação ao futuro de Solana permanece inalterado.”