O líder da Midas Trend Vauberti Freitas, que possui um canal no YouTube intitulado Vauberti News, publicou um vídeo nesta segunda-feira, 27 de janeiro, no qual fala mais sobre a suposta expansão internacional da empresa.
Afirmando que a “Midas nacional acabou oficialmente”, Freitas afirma que a empresa internacional foi aberta com “chave de ouro”, referindo-se ao patrocínio da empresa ao clube francês Lille Olympique Sporting Club, em um jogo contra o Paris Saint-Germaint, time que atua o brasileiro Neymar.
Freitas dá a entender que a empresa iniciará uma expansão para a África, que ele alega ser a região que “mais ama marketing multinível do mundo”.
França, colonização e marketing multinível
No início do vídeo, Freitas ressalta que a plataforma está fora do ar, mas que em breve retornará. Um anúncio semelhante foi feito por Deivanir Santos, ao falar sobre estar em busca de um país para sediar a expansão internacional da empresa.
Freitas então faz uma confusa relação entre o patrocínio da Midas para o time francês Lille, uma possível expansão para a África e a colonização europeia:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Todos os Mideiros são patrocinadores do Lille, e isso é maravilhoso, pessoal! Porque a França inteira colonizou a África, quase a África toda fala francês, e não existe ninguém no mundo que ama mais marketing multinível do que os africanos. Depois vêm os russos, os russos são apaixonados [por marketing multinível], e lá na quinquagésima posição vem o Brasil. Então nós, que estamos na Midas Internacional, vamos começar por cima de todos esses países: Ásia, África, Europa. Ou seja, nós, os Mideiros, seremos os número 1 do mundo.”
O líder da Midas Trend reforça que quer seguir a empresa nesse rumo, prometendo fazer um “trabalho lindo”, para que os investidores “nunca fiquem sem suporte”. Ele convida:
“Venha ter conhecimento junto conosco.”
A história se repete?
Deivanir Santos, presidente da Midas Trend, nunca escondeu que é experiente em marketing multinível. De acordo com o único vídeo presente no canal de Santos no YouTube, ele exibe uma declaração sobre sua rede chamada Vogue, atuante pela empresa BBom.
A BBom era uma empresa que supostamente vendia rastreadores para carros, e teve suas atividades suspensas em 2013 pela Justiça Federal de Goiás. Em 2016, o Ministério Público Federal de Goiás confirmou por meio de perícia que a empresa era, de fato, uma pirâmide financeira. O presidente da Midas Trend, em uma transmissão ao vivo, já afirmou ter 200 mil Reais presos juntos à BBom.
Na mesma transmissão, Santos culpa a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Ministério Público por ainda ter valores a receber, chamando os órgãos de “inimigos do povo”.
A rede de Santos na BBom era extensa, uma vez que ele agradece a líderes nos estados da Bahia, São Paulo e Recife. Ao todo, ele contabiliza 11 líderes.
O discurso de Santos parece não ter mudado ao longo dos anos. O vídeo foi publicado após a suspensão das atividades da BBom, e ele afirma que os afiliados devem “se unir” para “defender o que é deles”. Ele ainda usa termos semelhantes àqueles aplicados em seus discursos feitos pela Midas Trend, falando sobre a capacidade do marketing multinível “mudar a vida de famílias”, e ainda fazer à exaustão comentários de cunho religioso.
Assim como ele diz atualmente em relação à Midas Trend, Santos termina seu discurso feito em 2013 sobre a hoje extinta BBom dizendo:
“Em nenhum momento você pode deixar essa dúvida invadir seu coração! Vamos pra cima! Vamos lutar com todas as forças, porque nossa empresa é uma empresa séria. A nossa empresa é ética e moral, todos têm que ter a certeza disso. Só assim vamos vencer!”
Leia também: Ronaldinho Gaúcho afirma que sua imagem foi usada indevidamente por suposta pirâmide 18kRonaldinho