Não é novidade que Bitcoin e pôquer possuem uma relação próxima. Muitos jogadores utilizam a criptomoeda para resgatar ganhos de torneios online, por exemplo.
Uma dessas jogadoras é Annie Duke. Ela foi vencedora do World Series of Poker (WSOP) de 2004, considerado o campeonato mundial da modalidade.
Além disso, ela venceu o Campeonato Nacional de Heads-Up Poker em 2010. E durante anos, Duke foi a mulher que mais conquistou prêmios em dinheiro nos torneis de pôquer.
Em uma entrevista à Forbes, Duke conta como foi a sua carreira e como ela utilizou o seu dinheiro para investir. Além, claro, sobre investimento em Bitcoin.
Investindo em Bitcoin
Na entrevista, a primeira dica que Duke revela é que o investidor precisa ficar atento. Para ela, é muito importante saber diferenciar palpites corretos da sorte.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Quando se trata de algo como investir em algo altamente volátil, como criptomoedas, isso se torna muito, muito importante. Você precisa ser capaz de separar o que foi devido à sorte e as suposições que você fez”, alerta.
Outra dica da jogadora é avaliar o porquê daquele investimento estar sendo feito. O investidor deve evitar o comportamento de manada, investindo onde não conhece.
“Digamos que eu tenho alguém que está interessado em Bitcoin. Quando estou fazendo esse investimento, quero entender por que acho que o investimento é bom. E preciso saber bem disso”, destaca.
Outra questão é a respeito da hora de sair. Embora muitos investidores de Bitcoin pensem no longo prazo, Duke alertou que saber a hora de vender também é importante.
“Também é preciso dar um segundo passo, que é determinar as condições de venda. Ou seja, o que precisaria acontecer para entender que suas suposições estavam erradas ou que (o ativo) não mais um bom investimento.”
Dicas para traders
A ex-campeã também falou sobre trading. A atividade tem crescido no mundo inteiro por causa da pandemia. No entanto, muitas pessoas estão perdendo dinheiro com essa atividade, especialmente day trade.
Para Duke, a atividade de trade exige um grande preparo mental. E assim como no pôquer, a falta de preparo pode levar à tomada de decisões equivocadas.
“Quando alguém está checando o preço de um ativo o tempo todo, ele vai sentir a oscilação do mercado. Isso pode distorcer as decisões de uma maneira bastante ruim. No pôquer chamamos isso de tilt.”
O tilt é um estado no qual o jogador perde a concentração no jogo, geralmente por irritação. Com isso, ele passa a tomar uma série de decisões que podem levá-lo à perda total.
Além de calma, ela sugeriu tirar o foco do preço no curto prazo. Se a estratégia do investidor é de longo prazo, ele deve parar de ver os preços todo dia, seja das ações, seja do Bitcoin.
“Ao investir, você pode escolher (não olhar os preços todo dia). Isso é importante porque sabemos que haverá variações naturais, e as pessoas tendem a se sair melhor decisões quando não estão verificando todos os dias”, finaliza Duke.
Leia também: Nubank destaca Bitcoin como marco histórico para o dinheiro
Leia também: Sem Bitcoin: argentinos preferem DAI para fugir da crise
Leia também: Binance vai dar iPhone 12 e criptomoedas para brasileiros