Após informações de que o Grupo Terrorista Hamas estaria usando criptomoedas como forma de financiamento, um grupo de senadores dos Estados Unidos divulgaram uma carta exigindo um plano de combate ao uso de criptomoedas para financiamento do terrorismo.
O grupo tem a liderança dos senadores Elizabeth Warren e Roger Marshall e do representante dos EUA Sean Casten.
De acordo com Warren, mais de 100 legisladores assinaram a carta bipartidária com destino ao Conselheiro de Segurança Nacional Jake Sullivan e ao Subsecretário de Terrorismo e Inteligência Financeira no Departamento do Tesouro (Tesouro), Brian Nelson.
- Leia também: Ministro da Justiça recebe relatório da CPI das Pirâmides e iniciará abertura de inquéritos
Hamas estaria usando criptomoedas
De acordo com o documento, o Hamas e a Jihad Islâmica Palestina (PIJ) arrecadaram milhões de dólares por meio de criptomoedas para financiarem seus ataques à Israel. Por meio dos ativos digitais, os grupos teriam conseguido contornar as sanções dos EUA.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Diante disso, os legisladores estão pedindo ao governo Biden que forneça informações sobre como planeja prevenir o terrorismo com criptomoedas.
“Entre agosto de 2021 e junho passado, (Hamas e PIJ) arrecadaram mais de US$ 130 milhões em criptomoedas. Além disso, movimentaram milhões entre si, com PIJ enviando mais de US$ 12 milhões em cripto para o Hezbollah desde 2023″, diz a carta.
O documento também faz menção a uma reportagem recente do Wall Street Journal. Conforme reportou o jornal, as criptomoedas são uma das várias ferramentas que o grupo usa para arrecadar fundos.
Na manhã de 7 de outubro, militantes do Hamas dispararam cerca de 2.200 foguetes contra Israel. Enquanto isso, centenas de militantes entravam em Israel em motocicletas e barcos a motor.
Os legisladores apontaram que não é possível determinar se o Hamas usou as criptomoedas que recebeu diretamente para financiar o ataque. Contudo, o grupo foi claro em suas solicitações de criptoativos sobre o uso pretendido dos ativos.
“À medida que o Congresso considera propostas legislativas destinadas a mitigar a lavagem de dinheiro com criptomoedas e os riscos financeiros ilícitos, pedimos que você aja rápida e categoricamente para reduzir significativamente a atividade cripto ilícita e proteger nossa segurança nacional e a de nossos aliados”, concluíram os legisladores.