Uma disputa de narrativas entre a exchange KuCoin e a empresa de análise de blockchain CryptoQuant teve início nesta terça-feira (06). Tudo começou após um relatório da CryptoQuant apontar uma redução de 77% nas reservas de Bitcoin (BTC) guardadas pela exchange. Ou seja, a exchange teria perdido mais de 14.000 BTC nos últimos 24 meses.
De acordo com a CryptoQuant, a redução começou a partir de junho de 2023 quando a KuCoin implementou seu processo de verificação de identidade, o KYC. A partir dessa data, a exchange tornou o processo obrigatório, exigindo que os clientes enviassem documentos.
Como resultado, os clientes que usavam a KuCoin por causa do KYC opcional saíram da exchange. Isso levou ao fluxo de retirada de BTC que reduziu em quase 80% as reservas da empresa. Em contrapartida, a participação da Binance continua a crescer como a clara dominadora do mercado em termos de reservas de BTC, segundo o relatório.
“Desde os rumores iniciais de KYC em 5 de junho de 2023 até o anúncio oficial em 28 de junho de 2023, a KuCoin viu um declínio drástico em suas reservas de Bitcoin. Dados on-chain mostram uma queda de 18.300 BTC para apenas 4.100 BTC, marcando uma saída líquida de 14.200 BTC — uma queda de 77,6%”, disse o relatório.
No entanto, a KuCoin negou a redução de suas reservas de Bitcoin e classificou o relatório como “desinformação“. A exchange divulgou, então, seu relatório de Prova de Reserva (PoR) onde consta que as reservas de BTC da exchange estão em 10.306.
Embora a queda relatada pela CryptoQuant se confirme, as reservas da KuCoin segundo o PoR são maiores do que o valor apontado pelo relatório da CryptoQuant.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
KYC obrigatório marcou perdas da KuCoin
A decisão crucial que resultou na queda mencionada decorre da implementação do KYC em junho de 2023. Os rumores começaram a circular no início daquele mês e a KuCoin tornou oficial no final do mês. Em 23 de junho, a exchange orientou que todos os seus usuários concluíssem os procedimentos obrigatórios de KYC.
De acordo com o analista OnChainSchool da CryptoQuant, essa decisão iniciou uma tendência de baixa evidente que continua até hoje. O relatório informou que o BTC mantido na KuCoin caiu de cerca de 18.300 no início de junho de 2023 para apenas 4.100 BTC atualmente.
A análise admitiu que há uma tendência geral contínua, mostrando que a quantidade de BTC armazenada em corretoras está diminuindo em quase todos os lugares, mas o caso da KuCoin é “extremo”.
Pouco depois, em 2023, houve relatos de que a empresa havia demitido parte substancial de sua força de trabalho. Além disso, a corretora enfrentou problemas regulatórios nos EUA, que incluíram alguns acordos multimilionários. Mas o relatório de PoR mostra que as reservas da KuCoin são mais que o dobro do valor apontado pela CryptoQuant.
Dominância da Binance Aumenta
Embora seja verdade que os investidores estão, em geral, retirando BTC das corretoras, a participação de mercado de uma plataforma de negociação específica continua a aumentar – a Binance. A gigante fundada por Changpeng “CZ” Zhao também enfrentou muita controvérsia, incluindo um acordo multibilionário com o Departamento de Justiça (DOJ) e a saída de Zhao do cargo de CEO, mas isso não desanimou os investidores.
No entanto, suas reservas totais de de Bitcoin continuam a aumentar nos últimos cinco anos (desde o início da COVID-19). Com isso, a participação da Binance cresceu para 23% de todas as reservas de BTC armazenadas em corretoras centralizadas.