De acordo com um relatório divulgado pela corretora de criptomoedas KuCoin, de nome “Into The Cryptoverse Report”, a adoção de criptomoedas e de outras tecnologias descentralizadas e baseadas em blockchain, é observada pelo mercado brasileiro como um tipo de investimento bastante seguro.
O mesmo documento analisa que, dada a forte alta da inflação, que mais do que dobrou no Brasil no último ano, há um movimento de transição de usuários e de investidores locais para sistemas de pagamento e de armazenamento de valores baseados em criptomoedas.
A pesquisa realizada pela corretora demonstrou que mais de 34 milhões de brasileiros entre 18 e 60 anos são investidores bastante ativos, que fizeram movimentações em criptomoedas nos últimos seis meses do ano.
Desse número, estima-se que 64% estejam procurando, de forma bastante ativa, por formas de aumentar seus investimentos, enquanto 21% são considerados apenas como investidores curiosos.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Os dados sobre os ganhos em criptomoedas entre os brasileiros apontam que cerca de 52% desses investidores tiveram um aumento de mais de 10 mil dólares em seu patrimônio cripto. Já o grupo principal de investidores, que é estimado em 36%, teve um ganho acima de 5 mil dólares no ano.
Nesse mesmo relatório, aponta-se que as mulheres são mais curiosas em relação aos investimentos feitos em criptomoedas, resultando em 56% de todo o público de investidores.
O relatório “Into The Cryptoverse Report” ainda é muito claro quando indica que pelo menos 62% dos investidores em criptomoedas no Brasil acreditam que esse tipo de ativo é o futuro das finanças, enquanto 53% responderam “sim” quando se trata de ter confiança nessa forma de armazenamento de dinheiro.
Os rendimentos dos investimentos feitos em criptomoedas são parte da renda dos brasileiros, de acordo com a KuCoin
Entre os usuários que responderam à pesquisa feita pela exchange, já são 36% dos investidores brasileiros que dependem do lucro dos investimentos feitos em criptoativos para melhorar seus rendimentos financeiros, para além dos seus salários.
Já cerca de 40% esperam utilizar os lucros dos seus investimentos como uma forma de melhorar as suas próprias vidas e as vidas dos seus familiares.
Atualmente, cerca de 1 a cada 6 investidores em criptoativos já aloca cerca de 90% da sua carteira nesse tipo de investimento. A mesma pesquisa também indica que a maioria dos criptoinvestidores espera pelo menos 20% de retorno em seus investimentos nesse tipo de ativo financeiro, e apontam que esperam perdas de menos de 10%.
De modo geral, esse tipo de expectativa aponta para um olhar muito otimista para esse tipo de mercado financeiro.
Por conta disso, aponta-se, sobretudo, para a necessidade de se ter uma melhor educação financeira relacionada ao mercado criptográfico e, sobretudo, melhorias sobre o entendimento do que é a gestão de riscos, uma vez que esses investidores, a partir desse olhar, podem estar mais expostos do que aqueles que se dedicam a analisar de forma mais aprofundada os seus investimentos.
Aviso: este artigo tem a funcionalidade exclusivamente informativa, não constitui aconselhamento de investimento ou uma oferta para investir. O CriptoFácil não é responsável por qualquer conteúdo, produtos ou serviços mencionados neste artigo.
Leia também: Exchange de cripto lança Airdrop exclusivo para novos usuários do Brasil
Leia também: KuCoin Spotlight: saiba mais detalhes sobre a 21ª edição do projeto!
Leia também: CoinEx anuncia novo slogan: simplificando sua negociação em cripto