A Kraken, uma das 20 principais exchanges centralizadas (CEX) em volume de negociação, anunciou o desenvolvimento de uma nova blockchain Layer 2 chamada InkChain. A nova rede será construída com base no Optimism OP stack, uma das principais tecnologias para redes de escalabilidade da Ethereum.
O lançamento da rede de testes deve ocorrer em 11 de novembro de 2024. Enquanto isso, a estreia da mainnet é esperada para 2025.
A InkChain faz parte do crescente número de soluções Layer 2 desenvolvidas para melhorar o desempenho da rede Ethereum. A solução oferece maior escalabilidade e melhor experiência de uso. Em seu comunicado, a Kraken afirmou que a InkChain trará “mudanças reais para o setor de criptomoedas”, com foco em melhorar a experiência do usuário. Além disso, irá criar um ambiente simplificado para o DeFi (finanças descentralizadas) e incentivar desenvolvedores da área.
No entanto, a Kraken ainda não divulgou detalhes mais específicos sobre a InkChain. O lançamento da rede segue um padrão observado ao longo de 2024, com o anúncio recente de outras soluções Layer 2, como a Unichain, da Uniswap, cuja rede de testes chegou ao mercado há menos de duas semanas.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Kraken lança InkChain
O valor total bloqueado (TVL) em redes Ethereum Layer 2 apresentou uma queda de 10% nos últimos 90 dias. Mas o número de transações por segundo (TPS) permaneceu estável, de acordo com dados da L2Beat. Esse desempenho relativamente fraco vem em um momento em que a Ethereum enfrenta uma crescente concorrência de outras redes, como Solana.
A participação de mercado da Ethereum no setor DeFi tem diminuído nos últimos meses. De acordo com dados da DeFi Llama, o TVL da mainnet da Ethereum caiu 6% desde abril, totalizando US$ 67 bilhões. Enquanto isso, Solana apresentou um aumento de 20% em seu TVL, atingindo US$ 8 bilhões no mesmo período.
A relação entre o valor de mercado de Solana e Ethereum (SOL/ETH) também atingiu níveis recordes, refletindo o crescimento de Solana como uma concorrente significativa no setor de blockchain.
Diante da proliferação de novas blockchains e soluções Layer 2, parte da comunidade cripto expressou a necessidade de maior adoção de redes existentes, em vez de novas infraestruturas. Um usuário nas redes sociais, identificado como Icebergy, comentou de forma irônica:
“Acho que precisamos de mais blockchains e camadas”, tecendo uma crítica ao excesso de novas soluções no mercado, sem um aumento correspondente na atividade dos usuários.