Categorias Notícias

Justin Sun, da Tron, segue os passos de Terra e anuncia stablecoin algorítmica USDD

Na última semana, a stablecoin descentralizada e algorítmica da plataforma Terra (LUNA), a TerraUSD (UST),  se tornou a terceira maior do mercado, superando a Binance USD.

O sucesso do projeto é tanto que a rede Tron, fundada por Justin Sun, também vai lançar sua própria stablecoin algorítmica. Trata-se da Decentralized USD (USDD), que Sun chamou de “a stablecoin mais descentralizada da história da humanidade”.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (21), em uma carta aberta que Justin Sun publicou em seu blog. De acordo com Sun, a Organização Autônoma Descentralizada TRON DAO fará parceria com outros líderes da indústria de blockchain para estabelecer a USDD. 

A ideia é que a stablecoin alavanque o poder da matemática e dos algoritmos para promover liberdade financeira para todos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Conforme destacou Justin Sun, será criada uma reserva TRON DAO para garantir o desenvolvimento sustentável do USDD.

Stablecoin USDD da Tron vem aí

A princípio, a USDD será emitida como um token TRC na rede TRON. Enquanto isso, a reserva TRON DAO servirá como um mecanismo transparente para gerenciar reservas que respaldam a criptomoeda estável.

“USDD não dependerá de nenhuma instituição centralizada para resgate, gerenciamento e armazenamento. Em vez disso, alcançará a descentralização completa na cadeia. USDD será atrelada ao ativo TRX e emitida de maneira descentralizada”, disse Sun.

Para manter o preço estável, quando o preço da USDD foi inferior a 1 USD, usuários e arbitradores podem enviar 1 USDD para o sistema e receber 1 USD em TRX.

Por outro lado, quando o preço da USDD foi superior a 1 USD, usuários e arbitradores podem enviar 1 USD em TRX para o sistema descentralizado e receber 1 USDD. 

“Independentemente da volatilidade do mercado, o protocolo USDD manterá o USDD estável em 1:1 em relação ao dólar americano por meio de algoritmos adequados de maneira descentralizada”, destacou Justin Sun.

A previsão é que a stablecoin da TRON entre em circulação em 5 de maio de 2022. A moeda estável estará disponível no Ethereum e BNB Chain através do protocolo de cadeia cruzada BTTC. 

Fundador da Terra comenta lançamento

Quem comentou e celebrou o lançamento da USDD foi Do Kwon, o fundador da rede Terra.

“Tron DAO está lançando uma stablecoin algorítmica com mecânica de mint-and-burn chamada $USDD – mint and burn TRX, resgate contra TRX. Economias descentralizadas merecem dinheiro descentralizado”, escreveu ele no Twitter.

O modelo de equilíbrio mint-and-burn é uma estrutura econômica de token usada por certas redes cripto. Este modelo utiliza um sistema de dois tokens: tokens de pagamento e tokens negociáveis de “busca de valor”.

Neste modelo, os usuários devem queimar os tokens de “busca de valor” para receber os tokens de “pagamento”. E é justamente dessa forma que vai funcionar a stablecoin  USDD.

Leia também: Token 0x sobe 53% após parceria com a Coinbase em mercado de NFT

Leia também: Entrada da ApeCoin no Metaverso pode fazer o preço atingir novas máximas, diz analista

Leia também: Web3: Emmanuel Macron defende Europa líder em criptomoedas, NFTs e metaverso

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.