O JPMorgan, um dos principais bancos do mundo, disse a seus clientes que o Ethereum (ETH) está perdendo terreno para criptomoedas rivais, como Solana (SOL), no mercado de tokens não fungíveis (NFT).
De acordo com um relatório do banco, o ETH vem sofrendo com um velho problema que são às altas taxas de transação na rede.
“Parece que, semelhante aos aplicativos DeFi, o congestionamento e as altas taxas de GAS têm induzido os aplicativos NFT a usar outras blockchains”, disse o JPMorgan.
ETH perdendo espaço
O banco de investimento global enviou uma nota aos clientes na semana passada explicando por que acredita que o ETH está perdendo terreno para a SOL.
Na carta, os analistas liderados por Nikolaos Panigirtzoglou detalharam que altas taxas de GAS e congestionamento afastaram os aplicativos NFT da rede Ethereum.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Além disso, eles observaram que a participação no volume de NFT do Ethereum caiu de 95% no início de 2021 para cerca de 80%.
Embora outras blockchains façam frente ao ETH, a equipe de mercados globais do JPMorgan descobriu que a rede Solana, em particular, vem conquistando participação de mercado nas últimas semanas.
Nesse sentido, os analistas alertaram que, se a tendência continuar, isso poderá afetar o preço do Ethereum.
“Se a perda de sua participação em NFTs começar a parecer mais sustentada em 2022, isso se tornará um problema maior para a avaliação do Ethereum”, disse o banco.
Embora o banco não tenha comentado sobre outras blockchains além da Solana, é certo que o ETH perdeu muito terreno para a Binance Smart Chain (BSC), que se tornou a segunda maior blockchain para contratos inteligentes do mercado.
Mas no caso da Solana, o JPMorgan não é o único grande banco de investimento que vê potencial crescente. Afinal, o Bank of America disse na semana passada que a Solana poderia tirar participação de mercado do Ethereum e se tornar a Visa do ecossistema de ativos digitais.
Leia também: SEC rejeita proposta de ETF de Bitcoin da SkyBridge
Leia também: Novidades do metaverso: Dexioprotocol e DYGYCON
Leia também: Twitter lança verificação para NFTs usados como fotos de perfil; Elon Musk critica