O banco de investimento global J.P. Morgan está prevendo que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) irá aprovar múltiplos ETFs de Bitcoin spot (à vista) de uma só vez, em vez de dar a uma única empresa a vantagem de ser a primeira.
O analista do banco, Nikolaos Panigirtzoglou, explicou que, se o regulador quiser defender sua negação da proposta de conversão do ETF de Bitcoin da Grayscale, terá que retirar sua aprovação anterior de ETFs de futuros de Bitcoin. Ele alertou que tal retirada retroativa seria muito embaraçosa para a SEC.
O analista do J.P. Morgan disse que a SEC pode ser forçada a aprovar vários ETFs de Bitcoin spot justamente por conta do caso da Grayscale.
“A decisão do tribunal no caso Grayscale contra a SEC aumentou o otimismo nos mercados cripto”, escreveu o analista do banco.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Segundo Panigirtzoglou, essa decisão – que seguiu outra derrota do regulador no caso contra a Ripple – aumentou a esperança de que a repressão da SEC contra as empresas cripto diminuiria, uma vez que a SEC enfrenta desafios legais.
“O elemento mais importante da decisão do tribunal Grayscale vs. SEC foi que a negação da agência foi arbitrária e caprichosa porque a Comissão não explicou seu tratamento diferente de produtos similares”, detalhou Panigirtzoglou.
ETF de Bitcoin sai ou não sai?
Na prática, segundo ele, o tribunal argumentou que fraude e manipulação no mercado spot de Bitcoin representam um risco similar para produtos futuros e spot, uma vez que o mercado de Bitcoin à vista e o mercado de futuros de Bitcoin da CME estão fortemente correlacionados.
Portanto, ele apontou que o tribunal decidiu que não havia justificação para a SEC permitir ETFs de Bitcoin baseados em futuros e negar ETFs spot de BTC.
Ainda segundo o analista, o recente adiamento para outubro da decisão da SEC sobre as solicitações pendentes de ETFs spot de Bitcoin provavelmente aponta para a aprovação de várias solicitações de ETFs de Bitcoin spot de uma só vez.
“Isso poderia ser benéfico para os investidores, pois permitiria mais concorrência em termos de taxas de ETF. A Grayscale provavelmente enfrentará uma pressão ainda maior para reduzir as taxas se seu trust for aprovado para ser convertido no maior ETF spot de Bitcoin do mundo”, finalizou.