Categorias Notícias

Jornalista denuncia golpe de falso token da BlackRock

Siga o CriptoFacil no

Eleanor Terrett, repórter da rede de TV americana Fox News, publicou um alerta sobre um token falso da BlackRock. De acordo com a jornalista, golpistas usaram seu nome para promover o artigo e o token falso na internet.

Por meio de sua conta no X, Terrett explicou a origem do golpe e pediu que seus seguidores ficassem alertas. De acordo com a jornalista, tanto o token quanto a notícia que o promove são falsos. Terrett esclareceu que não faz promoção de tokens e que a BlackRock não lançou nenhum produto desse tipo.

Publicidade
Fonte: Eleanor Terrett/X.

Entenda a fraude

No último final de semana, começou a circular na internet um suposto “BlackRock Token (BRT)” que seria emitido pela maior gestora do mundo. Para dar credibilidade ao golpe, os criminosos utilizaram gráficos falsos atribuídos a Fox News que mostravam o preço do BRT.

Contudo, Terrett logo deu o alarme depois que um artigo falso que mencionava seu nome também surgiu. Por meio do X, a jornalista esclareceu que tudo não passava de uma farsa.

“Há um artigo falso circulando usando meu nome e gráficos oficiais da Fox para promover uma venda fraudulenta de tokens BlackRock. Por favor não caia nesse golpe se você o vir”, explicou Terrett.

Junto com a mensagem, a jornalista publicou ma captura de tela que revela detalhes do artigo. A publicação fala a respeito dos supostos benefícios do token falso e também explica como adquiri-lo.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O artigo descreve esse token fictício como uma iniciativa “inovadora” para integrar a tecnologia blockchain às finanças tradicionais. Há um site falso “BlackRockToken[.]net” que supostamente fornece informações detalhadas do projeto. Mas ele serve como um chamariz para roubar criptomoedas de quem acessa-lo.

Fraude bem planejada

A publicação incluía alegações promocionais destacando a “vantagem da BlackRock”, descrevendo o token como uma prova da liderança da gestora em inovação financeira. Ele alegou que a iniciativa alavanca os recursos, a experiência e o comprometimento da empresa para entregar valor excepcional aos investidores.

O artigo de notícias fraudulento tentou parecer legítimo ao apresentar uma imagem gerada por inteligência artificial semelhante aos gráficos da Fox News. Por fim, ele atribui créditos de escrita falsos a Eleanor Terrett e FOX Business, o que fez a jornalista se posicionar.

Publicidade

Esta não é a primeira vez que a BlackRock se vê em meio a uma tentativa de golpe. No ano passado, em 13 de novembro, um registro falso apareceu no site da Divisão de Corporações de Delaware, alegando que a gestora supostamente entrou com pedido de um ETF de XRP.

No entanto, o analista de ETF da Bloomberg Eric Balchunas confirmou com a empresa que o documento era fraudulento.

Fonte: Eric Balchunas/X.

Golpes semelhantes

Este incidente faz parte de uma tendência mais ampla de golpes e hacks relacionados a criptomoedas visando plataformas e figuras de alto perfil. Em 8 de dezembro, a conta da Fundação Cardano no X foi alvo de um ataque e promoveu um token falso chamado “ADAsol”.

Publicidade

Os criminosos alegaram falsamente que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) havia entrado com uma ação judicial contra a Cardano e alegado que a fundação deixaria de dar suporte a ADA.

Da mesma forma, em setembro, um relatório da Bloomberg revelou que a conta X do CEO da OpenAI, Sam Altman, foi invadida para anunciar um token falso chamado “OPEANAI.

O site prometia acesso antecipado a futuros programas beta da OpenAI, atacando usuários desavisados ​​ansiosos para se beneficiar da criptomoeda. No entanto, não passava de um golpe.

Publicidade
Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

Este website usa cookies.