Empreendedor do setor de antivírus, entusiasta de criptoativos e pré-candidato à presidência dos Estados Unidos para 2020, John McAfee anunciou em seu Twitter que não irá mais promover quaisquer ofertas iniciais de moedas (ICOs, na sigla em inglês).
Segundo o tuíte, postado nesta terça-feira, 19 de junho, McAfee alegou que tomou a decisão devido às pressões sofridas pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês).
“Devido às ameaças da SEC, não estou mais trabalhando com promoção de ICOs, nem as estou recomendando, e todos que estão realizando ICOs podem esperar pela prisão. É injusto, mas é a realidade. Estou escrevendo um artigo sobre uma alternativa equivalente às ICOs, na qual a SEC não pode tocar. Por favor, tenham paciência”, afirma o tuíte.
Em abril, McAfee revelou que cobra US$105 mil por tuíte para promover projetos e produtos relacionados a ativos digitais. Ele também alegou que, se alguém dividir o custo pelo número total de seguidores no Twitter, o “custo por investidor atingido” é de apenas US$0,13, e acrescentou:
“Essa forma de divulgação é muitas vezes de magnitude menor do que qualquer outra abordagem.”
Em janeiro, McAfee foi perguntado em uma entrevista ao Cointelegraph se alguém havia tentado pagá-lo por promover um projeto ou produto e, em caso afirmativo, quais projetos. O empresário respondeu:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Eu diria que definitivamente tentaram me pagar. Não vou falar sobre minhas finanças pessoais, onde ganho meu dinheiro ou de quem. Eu me envolvi no que é da minha conta e isso não deveria ser assunto de todos. E, na verdade, acho que é rude até mesmo fazer essas perguntas a alguém. Sem ofensa.”
Quando perguntado se ele se sentia responsável pelos esquemas de possíveis manipulações de preços que às vezes seguem suas indicações, ele disse “absolutamente não”.
No mês passado, McAfee anunciou planos para liberar sua própria moeda “fiduciária”, apoiada por ativos digitais, que será resgatável em troca de tempo de contato com ele. Ele disse que o McAfee Promissory Note será conectado à uma blockchain por tokens e poderá ser resgatado por até 100 minutos de seu tempo pessoal em um encontro em qualquer parte do mundo.
Leia também: John McAfee: por que não podemos chamar o bitcoin de “bolha”
Leia também: John McAfee desiste de divulgar verdadeira identidade de Satoshi Nakomoto
Leia também: John McAfee lança sua própria plataforma para negociação de criptoativos