Foto: Instagram
Um dos maiores mistérios de 2020 foi solucionado: o paradeiro do fundador do Alibaba, Jack Ma. O empresário reapareceu por meio de uma reunião online na quarta-feira (20).
A reunião foi realizada com um grupo de professores na China. Ela ocorreu ao vivo, o que comprova o reaparecimento de Jack Ma.
Segundo a Reuters, a participação de Jack Ma foi confirmada pelo Alibaba e sua instituição de caridade. O empresário, por sinal, foi professor de inglês antes de fazer sucesso com seu site de e-commerce.
Tanto o vídeo quanto o discurso de Jack Ma foram curtos, cerca de 50 segundos. O empresário falou de uma sala com paredes cinza, uma grande pintura e arranjos florais. Não estava claro onde ficava a sala.
Durante o vídeo foram reproduzidas imagens de Jack Ma visitando uma escola na China. As imagens foram datadas de 10 de janeiro, o que indica que ele já estava circulando nos últimos 11 dias.
O bilionário não aparecia em público desde 24 de outubro de 2020. Na ocasião, ele atacou o sistema regulatório chinês em um discurso em um evento em Xangai.
Este ato teria criado atritos entre Jack Ma e o governo chinês. Pequim chegou a suspender o IPO do Ant Group, braço financeiro do Alibaba, que seria o maior IPO da história.
A repressão ao Alibaba e a postura de Jack Ma abriram especulações sobre seu paradeiro. Tanto Jack Ma quanto o Alibaba não prestaram esclarecimentos sobre o sumiço do empresário.
Com as especulações sobre o paradeiro de Jack Ma, as ações do Alibaba foram impactadas. Elas chegaram a se desvalorizar mais de 30% nos últimos 3 meses.
Contudo, o reaparecimento do seu fundador causou uma recuperação. As ações da empresa fecharam o pregão da quarta-feira com alta de 8,5%.
“O reaparecimento de Jack Ma deu aos investidores tranquilidade”, disse Steven Leung, diretor de vendas da corretora UOB Kay Hian, em Hong Kong.
Jack Ma tem uma fortuna estimada em US$ 52,9 bilhões, segundo o ranking de bilionários da Bloomberg. O valor equivale a R$ 280 bilhões na cotação atual. Ele aparece na lista como a 25ª pessoa mais rica do mundo.
O Alibaba é um dos maiores conglomerados chineses e do mundo. Em 2019, a empresa foi uma das líderes mundiais em quantidade de patentes relacionadas à tecnologia blockchain.
Leia também: Stellar dá criptomoedas de graça para quem tem XLM na carteira
Leia também: Rockfellers no Bitcoin? BlackRock mira contratos futuros de BTC
Leia também: Fundo 100% em Bitcoin da Hashdex entra na XP nesta quinta-feira