Ir para o conteúdo
AO VIVO
O BITCOIN VAI CAIR FORTE! O GRANDE MOMENTO PARA VENDER É AGORA?
Clique aqui
Comprar Bitcoin
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Comprar Bitcoin
Mercado
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Comprar Bitcoin
Mercado
Carteira BG

ISO divulga estudos para definir os padrões do Blockchain

  • Por Cassio Gusson
  • - 20/12/2017
  • às 19:27
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Foto: CriptoFacil
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Enquanto o Bitcoin, mesmo tendo sido inserido nos maiores mercados de comercialização do mundo, como a CME e a CBOE, ambas em Chicago, ainda tem seus “céticos” como governos, bancos e outros agentes que, todos os dias, denominam a criptomoeda como Bolha, Fraude, Piramide e outros adjetivos, é quase que unanime no entanto que a tecnologia por trás da moeda, a Blockchain, chegou para ficar, não só os mesmos governos e agentes públicos que criticam o BTC mas defendem a cadeia de blocos, mas cada vez mais empresas veem nos DLTs uma forma mais segura e eficiente para suas operações.

Trilhando por este caminho, a ISO (Organização Internacional de Normalização uma entidade que congrega os institutos de padronização/normalização de 246 países), esta lançando estudos para definir os padrões para a tecnologia dos blocos. O estudo mais avançado na área é o ISO/AWI 22739, Blockchain and distributed ledger technologies – Terminology and concepts, no entanto já há mais outros três projetos, em estado de proposta, dentro da instituição: ISO/NP TR 23244, Blockchain and distributed ledger technologies – Overview of privacy and personally identifiable information (PII) protection; ISO/NP TR 23245, Blockchain and distributed ledger technologies – Security risks and vulnerabilities; ISO/NP TR 23246, Blockchain and distributed ledger technologies – Overview of identity.

Publicidade

“As tecnologias Blockchain são um meio de alcançar confiança e segurança ao fazer trocas, sem a necessidade de supervisão de terceiros confiáveis, e podem ser elementos de construção efetivos para outras iniciativas, como a prevenção contra a corrupção e a fraude. A futura padronização nesta área pode levar o desenvolvimento dessas tecnologias ao próximo passo, fornecendo formas de trabalho internacionalmente acordadas, estimulando uma maior interoperabilidade, aceitação mais rápida e inovação aprimorada em seu uso e aplicação”, afirmou Craig Dunn, presidente do ISO / TC 307.

A proposta inicial de regulamentação foi feita a ISO em abril deste ano pela Standards Australia (membro australiano do comitê da ISO), na ocasião a Standards apresentou sua proposta e um documento de quatro páginas, Blockchain & Electronic Distributed Ledger Technologies. O relatório afirma que os padrões internacionais propostos para blockchain incidirão em soluções técnicas que promovam a interoperabilidade e compatibilidade entre sistemas existentes, “Isso permitirá que a tecnologia seja amplamente utilizada e implantada“, afirma o documento. Segundo a ISO, as áreas prioritárias para a padronização serão consideradas pelos grupos de estudo à medida que os relatórios são desenvolvidos e nos quais os futuros padrões serão acordados.

A relação ISO Bitcoin/Blockchain porém é anterior ao atual movimento de padronização, já no final de 2014, quanto o Bitcoin nem sonhava em ser o “queridinho” dos futuros o diretor executivo da fundação Bitcoin na época, Jon Matonis, propôs mudanças na ISO 4217 (que padroniza os símbolos das moedas), na época, Matonis, propôs adicionar o BTC como símbolo padrão na entidade para designar o Bitcoin (a ISO utiliza o símbolo XBT), no entanto a prerrogativa foi negada. Segundo a ISO, o padrão de moeda ISO designa símbolos de moeda, os liga a países e seus códigos e faz referência às unidades menores da moeda em tabelas separadas, assim “BTC” não pode ser usado como código de moeda ISO para o bitcoin porque as letras iniciais “BT” são reservadas sob o sistema ISO para o país do Butão. Isso deixou, para a entidade XBT como a melhor opção possível dado que a letra inicial X significa que é uma “exceção”, ou seja um ativo não emitido nacionalmente, como ouro, que possui o código de moeda “XAU”.

Brasil

O Brasil também esta participando ativamente nas discussões da entidade multilateral, afinal a tecnologia Blockchain mantém a imensa promessa de revolucionar as transações financeiras – e com isso, melhorar toda uma série de coisas, desde a inclusão financeira até a eficiência no governo, na saúde e em todas as áreas de negócios. Integrante da ISO, o país integra a comissão por meio da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que tem como representante no tema  Yoshimiti Matsusaki, CEO da Finnet e já realizou dois encontros para instalar a Comissão de Estudos Especial de Blockchain e Tecnologias de Registros Distribuídas (ABNT/CEE-307) e aconteceram em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Publicidade
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.