Jeremy Allaire, CEO da Circle, levantou expectativas na comunidade cripto ao sugerir que a stablecoin USDC poderá em breve ser utilizada para pagamentos via aproximação no iPhone. Conforme informou o executivo, a recente decisão da Apple de liberar o chip NFC para desenvolvedores de aplicativos de terceiros viabilizará a inovação. Segundo ele, isso marcará grande mudança no cenário dos pagamentos móveis.
Anteriormente, o chip NFC do iPhone só tinha utilidade na Apple Wallet e Apple Pay. No entanto, com essa abertura, desenvolvedores de carteiras digitais baseadas em Web3 e cripto poderão integrar a funcionalidade NFC em seus aplicativos.
Isso permitirá que os usuários realizem transações com USDC apenas aproximando seus dispositivos de terminais de pagamento ou até mesmo entre dois iPhones, com os dados da transação sendo transmitidos de forma segura através do NFC.
Pagamento por aproximação com USDC no iPhone
Além disso, Allaire esclareceu que a Circle não tem nenhuma parceria formal com a Apple. Ou seja, essa nova funcionalidade não tem relação com o Apple Pay. O objetivo é proporcionar aos desenvolvedores a oportunidade de criar soluções de pagamento inovadoras, utilizando as novas capacidades oferecidas pela Apple.
Com a possibilidade de integrar o NFC em carteiras de criptomoedas, desenvolvedores poderão criar sistemas nos quais os usuários autenticam transações com o Face ID e finalizam pagamentos na blockchain, de maneira prática e segura.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Embora o anúncio inicial envolva a USDC, suas implicações vão além dessa stablecoin. Afinal, a tecnologia servirá para NFTs, outras criptomoedas e certificados digitais, ampliando as possibilidades de uso para pagamentos móveis e trocas de ativos digitais.
Allaire incentivou os desenvolvedores de carteiras a começarem a trabalhar com os SDKs mais recentes do iOS para que suas aplicações estejam prontas para essa nova função. Ele também destacou que empresas que desenvolvem hardware e software de terminais de pagamento (PoS) devem integrar seus sistemas para aceitar esses pagamentos baseados em NFC e facilitar a liquidação de transações em USDC.
Quando essa funcionalidade estiver disponível para o iPhone, espera-se que ela revolucione os pagamentos móveis, sobretudo no contexto das criptomoedas. A solução aproximará ainda mais o mundo das finanças digitais das transações cotidianas.