A Fundação IOTA, que coordena os desenvolvimentos e parcerias em torno da criptomoeda IOTA, anunciou uma nova parceria com a companhia de energia estatal da Dinamarca Energinet. O acordo prevê investigar casos de uso que possam unir energia e IoT (internet das coisas).
A Energinet é uma empresa pública independente de propriedade do Ministério de Energia, Serviços Públicos e Clima da Dinamarca. A empresa já vem explorando processo de aceleração e transição para um modelo de produção e distribuição de energia “verde” e como a tecnologia DLT pode ajudar neste objetivo.
“Como parte de nossa jornada para um sistema de energia verde digitalizado, sabemos que temos que preencher a lacuna entre os desenvolvimentos rápidos da tecnologia IoT, sendo implementados em nível doméstico e industrial, e os sistemas centralizados do sistema energético europeu”, disse André Bryde Alnor, desenvolvedor de mercado da Energinet .
Segundo Wilfried Pimenta de Miranda, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Fundação IOTA, “a IOTA está ansiosa para catalisar os esforços da Energinet em pesquisa e experimentação, tanto no design tecnológico quanto no comportamental”.
Leia também: Volkswagen inicia testes de carro autônomo integrado com Iota