Um grupo de investidores e entusiastas brasileiros do universo dos criptoativos juntaram-se para criar a Associação dos Clientes de Corretoras e Criptoativos (ACCCripto), que se propõe ser a primeira organização do tipo criada por usuários de criptomoedas e que visa atuar a favor destes na relação com exchanges e outras empresas que operam com criptoativos no Brasil.
A ACCCripto já teria inclusive o apoio de dois deputados federais, Felipe Francischini (PSL/PR) e Júnior Bozzella (PSL/SP). Além disso, segundo seus fundadores, a Associação conta com suporte jurídico do Dr. Antonio Rueda, Presidente da Comissão Especial de Criptomoedas e Blockchain do Conselho da OAB Federal.
Embora a motivação para a criação da ACCCripto tenha ocorrido devido diversos relatos de clientes que se sentiram prejudicados por problemas relatados com plataformas nacionais, segundo Diego Martins, um dos responsáveis pela criação da entidade, este foi só o “estopim” de um movimento que deseja diminuir “o risco para clientes”.
Em uma carta distribuída pela ACCCripto e que marca o seu lançamento a associação pretende:
“Defender os direitos de clientes de corretoras de criptoativos, criar mecanismos que diminuam os riscos para clientes de corretoras de criptoativos, estabelecer parceria com Ministério Público, discutir problemas e soluções para o segmento de criptoativos no Brasil e identificar e denunciar esquemas de pirâmide financeira que usem criptoativos”, entre outros pontos.
Martins destaca ainda que até o dia 10 de agosto haverá um site para cadastro na associação e que todos os usuários de exchanges do Brasil estão convidados a participarem do movimento que também pretende ajudar vítimas de esquemas de pirâmides e também pretende lançar um sistema de “verificação” de empresas da indústria de criptomoedas, com o uso de um “selo de exchange verificada” àquelas que cumprirem determinados requisitos.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Leia também: Associação brasileira consulta associados sobre IN da Receita Federal em relação aos criptoativos
Leia também: Investidores institucionais aumentam a demanda por soluções de armazenamento de Bitcoin