Início » Últimas Notícias » Intel deve anunciar criação de novo chip para mineração de Bitcoin
Mineração

Intel deve anunciar criação de novo chip para mineração de Bitcoin

Intel deve anunciar criação de novo chip para mineração de Bitcoin
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

A Intel, segundo maior fabricante de chips de semicondutores do mundo, parece estar planejando um chip de mineração de Bitcoin (BTC). É o que indica o título do painel da empresa na Conferência ISSCC deste ano, que ocorrerá entre os dias 20 e 24 de fevereiro.

De acordo com a programação do evento, a Intel tem uma apresentação programada na categoria Highlighted Chip Releases. Nesta categoria, a empresa planeja mostrar um processador que foi apelidado de Bonanza Mine.

Publicidade

Não está claro em que consiste o novo chip. Mas o site de tecnologia Tom’s Hardware revelou que ele é descrito como de “ultra-baixa tensão, eficiente em energia, para mineração de Bitcoin via ASIC”.

Um ASIC é um circuito integrado específico da aplicação. Essas máquinas são comumente usadas na indústria de mineração de Bitcoin. Portanto, é muito provável que a Intel esteja de olho em trazer inovações para este mercado.

Intel reaviva interesse na mineração

O interesse da gigante estadunidense no BTC não é de hoje: desde 2018 a Intel planeja entrar no ramo de mineração. Naquele ano, ela apresentou a patente de um chip mineração de BTC de alto desempenho eficiente em termos energéticos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A empresa não confirmou se o Bonanza seria uma aplicação prática desta patente, no entanto. Mas a descrição do novo chip parece indicar isso.

Mais recentemente, o chefe de GPU da Intel, Raja Koduri, revelou que a empresa estava desenvolvendo hardware de mineração especializado em BTC. Em entrevista ao streamer Dr. Lupo, Koduri afirmou:

“Ser capaz de fazer uma validação de blockchain muito mais eficiente a um custo muito menor, com muito menor poder, é um problema bastante solucionável. Em algum momento no futuro vamos compartilhar algum hardware interessante para isso. Espero que não demore muito.”

Atualmente não está claro se o chip de mineração Bonanza será vendido ao público ou permanecerá um projeto de pesquisa. É provável que as respostas sejam anunciadas durante o painel que ocorrerá daqui a pouco mais de um mês.

Publicidade

Quanto mais concorrência, melhor

A entrada da Intel no mercado de mineração traria um aumento da concorrência por meio de um participante altamente competitivo. Hoje, a empresa possui suas próprias capacidades de produção de silício e representaria um concorrente à chinesa Bitmain.

Como um dos únicos vendedores de silício, a Bitmain tem quase um monopólio deste mercado. Com isso, os preços pagos pelos mineradores para adquirir os ASIC tendem a ser bastante elevados.

A descentralização e competitividade da indústria é fundamental para a integridade da rede do BTC. Em 2017, quando havia poucos pools de mineração, a rede quase foi dividida após o conflito sobre o tamanho do bloco.

Publicidade

Mais recentemente, a proibição da mineração de BTC na China causou diversos problemas aos mineradores. No entanto, ela também serviu para tornar a rede mais descentralizada e forte contra novos ataques do tipo.

A empresa The Block, comandada por Jack Dorsey, confirmou recentemente planos para construir um novo sistema de mineração. Este sistema destina-se a ser mais adequado para uso em casa, ajudando a descentralizar ainda mais indústria, reduzindo o poder das grandes mineradoras.

Leia também: Coinbase permitirá compra de NFT com Mastercard

Publicidade

Leia também: Hash rate do Bitcoin deve dobrar em 2022, afirma Blockware

Leia também: Reino Unido segue Espanha e vai endurecer regras para publicidade de criptomoedas

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

1 comentário em “Intel deve anunciar criação de novo chip para mineração de Bitcoin”

  1. Pingback: Intel revela chip para mineração de Bitcoin, mas especialista critica: “pouco eficiente” - iCrypto

Deixe um comentário