O Union Bank AG anunciou a emissão da primeira criptomoeda emitida por um banco tradicional e lastreada em moeda fiduciária. Chamada de UBPC, Union Bank Payment Coin, ela atuará como uma moeda estável, explicou a instituição, e terá moedas fiduciárias, como o franco suíço, como seu suporte.
“Nosso objetivo é nos tornarmos o primeiro banco de investimento de blockchain do mundo e fornecer soluções tangíveis que ajudem a impulsionar eficiências, reduzir a base de custos e abrir novas oportunidades de receita para nossos clientes e intermediários”, comentou o presidente do conselho de administração do banco Mohammad Hans Dastmaltchi.
E acrescentou que, “como tal, a nossa Union Bank Payment Coin, com garantia fiduciária, tem o potencial de interromper a abordagem do comércio internacional e das transações transnacionais”.
O comunicado não destacou se a criptomoeda do Union Bank utiliza uma blockchain pública ou privada e nem como se dará sua comercialização/utilização entre clientes e não clientes do banco. Entretanto, a instituição fez questão de declarar seus esforços no espaço das criptomoedas por meio de uma “parceria com corretores e consultores de criptomoedas visando facilitar conversões eficientes e transparentes entre os ativos digitais e fiduciários”, além de buscar tornar-se um “banco de investimento de blockchain de serviço completo”.
“Através dos planos anunciados, o banco ampliará e melhorará seus serviços e ofertas existentes. Ele dará os primeiros passos para se posicionar como um banco de investimento de blockchain de serviço completo, eventualmente adotando a blockchain totalmente ao longo de seus processos e tecnologia de suporte. O Union Bank AG travalhará com a Verum Capital AG nesta iniciativa, uma boutique líder de blockchain baseada na Suíça”, destacou o comunicado.
Leia também: Instituição que já ganhou 14 Prêmios Nobel afirma que o Bitcoin pode ser a moeda do futuro
Leia também: Instituições investiram mais de R$ 50 bilhões em Ethereum
Leia também: Instituição de negócios em Berlim é a primeira na Alemanha a aceitar bitcoins