Início » Últimas Notícias » Inflação no Brasil tem maior resultado para maio em 25 anos
IPCA em alta

Inflação no Brasil tem maior resultado para maio em 25 anos

Inflação no Brasil tem maior resultado para maio em 25 anos
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

A taxa de inflação oficial do Brasil, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), disparou para 0,83% em maio, conforme dados divulgados pelo IBGE. Foi o maior percentual para o mês de maio desde 1996.

Da mesma forma, o IPCA acumulado de 12 meses também subiu, atingindo 8,06% em maio. É a maior taxa acumulada desde setembro de 2016, quando atingiu 8,48%.

Publicidade

O resultado ficou acima da meta de inflação do Banco Central (Bacen), cujo centro é 3,75%. Há ainda uma tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos, ou seja, os limites são de 2,25% e 5,25%, respectivamente.

O IBGE calcula a inflação oficial brasileira com base na cesta de consumo das famílias com rendimento de um a 40 salários mínimos, abrangendo dez regiões metropolitanas, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e de Brasília.

Energia elétrica lidera impacto no IPCA

Primeiramente, os custos com energia elétrica lideraram a alta no mês (5,37%). O impacto do setor no IPCA de maio foi de 0,23 ponto percentual.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Dos nove grupos que compõem o IPCA, oito tiveram altas no comparativo entre abril e maio. O setor de saúde foi o único a seguir na contramão, com redução de 1,19% para 0,76% de alta.

Por outro lado, Habitação foi o setor que teve maior impacto no IPCA, com 0,28 pontos percentuais dos 0,83 do índice. Em termos gerais, o custo com moradia cresceu 1,78% em maio.

A listagem abaixo, elaborada pelo Valor Econômico, exibe a variação no aumento do IPCA:

Publicidade

IPCA

Segundo o economista Fernando Ulrich, a alta da inflação também impactou os investimentos, especialmente renda fixa. O juro real brasileiro (diferença entre a taxa Selic e o IPCA) ficou ainda mais negativo, saindo de -3,26% em abril para -4,56% em maio.

O motivo é que, apesar das elevações recentes, a taxa Selic ainda está em 3,5% ao ano, patamar historicamente baixo. Logo, o investidor que aplica em produtos atrelados à Selic está perdendo poder de compra. Em outras palavras, ficando mais pobre.

Inflação dos mais pobres dispara

Se o IPCA atingiu seus recordes, o INPC não ficou atrás. A chamada “inflação dos mais pobres” disparou 0,96% em maio, com alta de 8,9% em 12 meses. Em termos mensais, o desempenho do INPC foi o pior para o mês de maio desde 2016, quando o índice atingiu 0,98%.

Publicidade

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor mede inflação percebida por famílias com renda entre um e cinco salários mínimos mensais. Ou seja, ele tende a refletir melhor a realidade do brasileiro médio.

Alimentos tiveram o maior impacto no INPC, com alta de 0,93% em maio. Já os produtos não alimentícios registraram a maior alta individual, saindo de 0,35% em abril para 1,10% em maio.

Leia também: Taxas do Bitcoin e Ethereum estão 95% mais baratas

Publicidade

Leia também: Bitcoin pode receber importante atualização até o fim de semana

Leia também: Vitalik Buterin investe em Dogecoin e revela lucro de R$ 21 milhões

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

1 comentário em “Inflação no Brasil tem maior resultado para maio em 25 anos”

  1. Pingback: Confira 5 investimentos para proteger seu patrimônio da inflação – Domínio BitCoin Uma nova moeda nasce no Brasil

Deixe um comentário