Muitos empréstimos foram feitos com criptoativos, mas os credores não obtiveram muitos lucros. Essa é a grande conclusão de um novo relatório da Graychain, startup que busca levar a avaliação de crédito ao ecossistema das criptomoedas, conforme mostra o artigo publicado pela Coindesk.
A empresa lançou seu primeiro relatório sobre a indústria de empréstimo de criptoativos nesta quinta-feira, 15 de agosto, estimando que US$4,7 bilhões foram emprestados ao longo da história do setor, mas apenas US$86 milhões foram recuperados em juros. Esse é um retorno de 1,8%, apesar do fato de que os empréstimos normalmente custam aos mutuários de 6% a 10% anualmente.
“Geralmente, essas empresas que estão realmente fazendo grandes negócios estão originando empréstimos a curto prazo”, disse Neil Zumwalde, diretor técnico da Graychain.
Em outras palavras, é fácil tornar o setor de empréstimos parecer mais forte do que olhar somente para negócios gerados. Um empréstimo pode ser rapidamente aberto e fechado e gerar muito pouco ao credor, porque não há tempo suficiente para a acumulação de juros.
A Graychain foi capaz de acumular parte de seus dados de redes públicas, onde tudo está em aberto, incluindo MakerDAO, Compound, dYdX e Nuo. Mas o relatório observa que 65% dos negócios foram em Celsius e Genesis, que são privadas e menos propensas a compartilhar informações completas sobre seus negócios.
Então, a Graychain emitiu uma nota de cautela em seu relatório:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Uma boa proxy para a saúde da indústria é a quantidade de juros coletados. Nós estimamos este número. Calculamos a taxa na qual muitos desses empréstimos são liquidados ou vencidos e aplicamos a taxa média de juros para cada plataforma.”
A Graychain também conseguiu alguns dados privados de Dharma, Maker, Compound e Unchained Capital. Também houve informação compartilhada em materiais de marketing e declarações públicas por aqueles que não participaram, permitindo que a Graychain fizesse uma estimativa melhor.
A Greychain pretende continuar a emitir este relatório a cada trimestre.
Leia também: Poloniex começa a restituir clientes que sofreram perdas com empréstimos