Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Imposto que prejudicaria Bitcoin no Brasil é arquivado

  • Por Luciano Rocha
  • - 30/09/2020
  • às 13:20
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Imposto que prejudicaria Bitcoin no Brasil é arquivado

O novo imposto sobre transações digitais – apelidado de “nova CPMF” – voltou a ser arquivado pelo governo.

Na terça-feira (29), o presidente Jair Bolsonaro desistiu temporariamente de avançar com o novo tributo. A informação foi divulgada pelo líder do governo Ricardo Barros (PP-PR).

“Não houve acordo sobre um texto possível, mas as discussões continuam avançando, então, neste momento, vamos ‘desistir’ de enviar a proposta”, declarou após uma reunião com deputados, senadores e membros do governo.

No entanto, a proposta não foi totalmente descartada. Segundo Barros, o governo aguarda o melhor momento para voltar a discutir o tema com as lideranças do Congresso.

Propostas da “nova CPMF”

A proposta do ministro da Economia, Paulo Guedes, era fazer uma “troca” com o novo imposto. Em troca de sua aprovação, o governo também apoiaria o “perdão” da dívida tributária das igrejas.

No Brasil, instituições religiosas são isentas do pagamento de impostos, porém devem pagar contribuições. Os valores devidos pelas igrejas ultrapassam R$ 1 bilhão.

Com a “nova CPMF”, o governo estimava arrecadar R$ 120 bilhões. Isso tornaria possível a desoneração da folha de pagamento. O tema é defendido por Guedes como necessário para gerar mais empregos no Brasil.

Porém, a troca não foi aceita pelos deputados e os temas, embora serão tratados conjuntamente nos bastidores, não serão debatidos juntos no Congresso.

Novo imposto é criticado por traders de Bitcoin

Um imposto sobre transações é considerado por muitos especialistas como ineficiente e regressivo. Ele poderia desestimular o uso de meios de pagamento digitais, por exemplo.

Com isso, as pessoas poderiam voltar a utilizar meios como dinheiro vivo.

Além disso, o mercado de criptomoedas não seria 100% imune ao imposto. Quem negocia em exchanges, por exemplo, ainda teria problemas.

O imposto poderia ser inserido nas operações de compra e venda de BTC. Além da taxa que traders já pagam para a exchange por cada operação, também haveria um imposto em cada ordem.

Isso poderia, em última instância, fazer com que traders e exchanges começassem a operar no exterior. É o que afirmou Rocelo Lopes, CEO da Stratum, no programa Debate Descentralizado.

“Traders vão levar seus bots e suas estratégias para exchanges no exterior. Isso já aconteceu com a IN 1888. Se o imposto do Guedes acabar incidindo na compra e venda de Bitcoins, diga adeus para o trader no Brasil”, alertou Lopes.

A alíquota do novo imposto é estimada em 0,4%. Caso o valor seja cobrado por transação, será um imposto extremamente caro. Afinal, a taxa Selic hoje encontra-se em 2% ao ano.

A título de comparação, a antiga CPMF possuía uma alíquota de 0,38% por movimentação. Em 2007, ano em que o imposto foi derrubado, a Selic fechou o ano em 11,18%, segundo dados do Banco Central.

Leia também: Empresa permite usar Bitcoin para investir em Apple, Google e Netflix

Leia também: Forbes: alta do Bitcoin é sinalizada por importante indicador

Leia também: Família vende tudo e investe em Bitcoin aguardando valorização

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.