A multinacional de tecnologia IBM está aumentando seu arsenal de patentes relacionados à blockchain com uma nova aplicação focada em gerenciar dados e interações para veículos autônomos (SDVs). A patente foi publicada pelo Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos em 02 de abril, e divulgada pela agência de notícias Cointelegraph.
A IBM – que, de acordo com os documentos, já registrou patentes extensas para várias invenções relacionadas a carros autônomos – descreve que um sistema de blockchain pode efetivamente melhorar as configurações dos SDVs, permitindo uma robusta privacidade e validação de informações.
O contexto para a implementação futura da blockchain seria um sistema em que um SDV interage e prevê o comportamento dos condutores de veículos não autônomos próximos.
A patente primeiro descreve os vários parâmetros que podem ser usados para avaliar o comportamento dos motoristas próximos, usando uma ampla gama de tecnologias de sensores e como elas podem ser usadas para otimizar a avaliação de risco com base na manobra prevista e real dos veículos / motoristas próximos.
“Detecção dos dados de comportamento do motorista podem ser coletados pelos sensores do veículo em tempo real e carregados em um hub de dados em nuvem designado, como Hub de Informações da Mobilidade (MIH), no qual o SDV pode se inscrever”, descreve a patente.
A IBM propõe que a blockchain possa aprimorar essa construção complexa e o uso em tempo real de modelos analíticos e de previsão do ambiente, permitindo a funcionalidade total dos dados e mantendo a privacidade dos outros.
De acordo com a IBM, os dados dos sensores podem ser registrados em um sistema blockchain, em que “a infra-estrutura de chave pública (PKI) é usada para gerar o par público-privado certo para cada SDV / motorista, onde cada transação ou acesso a dados é criptograficamente assinado usando a chave privada”. A patente observa que o sistema só permitiria que entidades autorizadas acessassem os dados.
A patente descreve como um SDV pode acessar o comportamento previsto dos motoristas próximos em tempo real por meio de um aplicativo cliente blockchain – por meio da varredura, por exemplo, de um número de placa próximo.
Leia também: União Europeia anuncia associação de blockchain; Swift, IBM e Ripple integram o grupo
Leia também: IBM se inspira na ONU e desenvolve ajuda humanitária em blockchain
Leia também: Ibope revela que os brasileiros optam cada vez mais por pagamentos digitais