A Hyundai Commercial – subsidiária de serviços financeiros da Hyundai, fabricante de automóveis sul-coreana – anunciou uma parceria com a gigante norte-americana de tecnologia IBM para modernizar seu modelo de negócios usando a blockchain. A notícia foi anunciada em 13 de fevereiro na conferência anual de tecnologia e negócios da IBM “IBM Think 2019” em São Francisco, Califórnia, e reportada pelo site de notícias Cointelegraph.
A Hyundai Commercial é supostamente “uma empresa de finanças corporativas que fornece serviços financeiros e de leasing para veículos comerciais e equipamentos de construção”. A parceria com a IBM se concentrará no uso da tecnologia blockchain Hyperledger Fabric para criar um novo ecossistema de financiamento para a rede comercial da Hyundai.
Os participantes da rede – que incluem concessionárias, distribuidores e fabricantes de automóveis – terão acesso à uma visão compartilhada em tempo real de todas as transações na blockchain, permitindo que esses dados sejam gerenciados com segurança e distribuídos de forma eficiente. A tecnologia também oferecerá ganhos de eficiência automatizando processos que até hoje são manuais.
O anúncio também revela que uma subsidiária separada de serviços financeiros da Hyundai, a Hyundai Card, fará uma parceria com a IBM para implementar sua tecnologia de machine learning para criar um chatbot baseado em inteligência artificial para atendimento ao cliente.
Como publicado anteriormente, a IBM está desenvolvendo rapidamente suas ofertas baseadas em blockchain – seja para serviços financeiros, cadeia de suprimentos, governo, varejo, gerenciamento de direitos digitais, saúde e seguros.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Projetos recentes incluem o uso de blockchain e Internet of Things (IoT) para combater a seca no estado da Califórnia, bem como um acordo de US$700 milhões com um dos maiores bancos da Europa, o Banco Santander, para acelerar o uso da tecnologia blockchain pelo banco espanhol.
Leia também: Santander faz acordo de US$700 milhões para usar blockchain e outras tecnologias da IBM