O analista do mercado de criptomoedas Willy Woo emitiu um alerta preocupante sobre a estabilidade financeira da exchange de criptomoedas Huobi que, segundo ele, pode falir em breve e seguir o mesmo roteiro da FTX.
Woo comunicou através de um tuíte: “As garantias do Bitcoin na Huobi estão começando a parecer perigosamente baixas e correm o risco de uma corrida bancária”. Ele explicou que as reservas de criptomoedas da Huobi estão em queda livre desde 2020.
Para fornecer um panorama mais claro, Woo apresentou dados mostrando que o saldo da Huobi tem estado em uma queda constante ao longo dos últimos três anos, contrariamente ao seu ápice em 2020. Woo e sua equipe monitoram constantemente as reservas das exchanges e, na semana passada, detectaram que Huobi atingiu os “limites de risco”.
Por conta desse cenário alarmante, Woo já havia alertado sobre o problema em outro tuíte na semana passada. Ele escreveu que “a Huobi parece estar em um lento acidente de trem, aproximando-se de seus últimos passos”.
A razão para essa declaração vem de seus dados, que mostram que as garantias da Huobi têm diminuído constantemente desde 2020. Woo apresentou números ainda mais preocupantes: o saldo de Bitcoin da Huobi caiu de um máximo de 410.000 BTC em 2022 para 26.000 BTC atualmente, uma queda impressionante de 93%.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Huobi com problemas
As reservas de Ethereum (ETH) e USDT também sofreram deflação. Adicionalmente, o tráfego web da exchange também está em declínio, com uma queda de 76% entre março e maio.
A análise de Woo sugere que esses problemas podem ser atribuídos ao fato de que a Huobi “foi forçada a fechar em muitas jurisdições devido à não conformidade [regulatória]”. Ele observa que o tráfego web principal da Huobi agora se origina principalmente da Rússia, Índia, Coreia e Ucrânia.
Desde o alerta de Woo, a Huobi registrou saídas de quase 7.000 Bitcoins, segundo dados da Glassnode relatados pelo analista James V. Straten. Suspeita-se que essas saídas podem ser de baleias apreensivas com a saúde da corretora.
Apesar de todos os problemas apontados por Woo, a Huobi ainda não se pronunciou sobre a situação e o valor de seu criptoativo, o Huobi Token (HT), não foi afetado. Na verdade, o HT registrou uma pequena valorização de 0,31% nas últimas 24 horas e continua em tendência de alta mensal de 4,55%.