O banco HSBC conclui uma transação de financiamento na blockchain da we.trade, uma plataforma baseada em blockchain para o mercado de contas abertas na Europa, tornando-se a primeira a fazê-lo desde que os bancos responsáveis pela solução começaram os pilotos em tempo real em julho do ano passado.
A we.trade é uma solução baseada no Hyperledger Fabric para gerenciar, rastrear e proteger transações comerciais de conta aberta entre pequenas e médias empresas na Europa. A iniciativa liderada pelos bancos para construir a plataforma está em andamento desde 2017 e foi incorporada como uma entidade legal independente em abril do ano passado. Hoje possui 12 acionistas: CaixaBank, Erste Group, Deutsche Bank, HSBC, KBC, Natixis, Nordea, Rabobank, Santander, Société Générale, UBS e UniCredit, que assinaram os contratos de licença para usar a solução até janeiro de 2019.
Segundo o comunicado, as empresas podem usar a we.trade para acessar o chamado banco de pagamento (BPU) de seus bancos. O HSBC refere-se a este instrumento como “um equivalente online de uma carta de crédito (LC)”. Envolve o banco do comprador fornecendo ao vendedor uma empresa irrevogável para pagar a fatura no vencimento.
“Fizemos várias transações. É estágio beta no momento; é um piloto. Esta é a primeira transação em que tivemos dois compradores usando o sistema de ponta a ponta, incluindo a capacidade de redigir a fatura, concordar com os termos de negociação, fornecer a BPU e, adicionalmente, receber o financiamento na parte de trás da BPU”, disse Ian Tandy, diretor de finanças globais e de recebíveis do HSBC.
Leia também: Santander realiza transação internacional via contrato inteligente registrado em blockchain