Enquanto os Estados Unidos se recusam a aprovar um ETF à vista (spot) de Bitcoin, Hong Kong já deu seus primeiros passos. De acordo com informações, a Yibo Finance negocia a criação de um ETF do tipo na região.
Os ETFs spot investem diretamente em BTC através da compra da criptomoeda. Dessa forma, eles permitem que o investidor tenha uma exposição direta ao Bitcoin, ao invés de contratos futuros ou índices.
A Yibo Finance recebeu aprovação do regulador de Hong Kong (SFC) para operar como um provedor de serviços de ativos virtuais (VASP). Só que a empresa já possui ETFs de criptomoedas e agora deseja lançar um fundo de BTC.
ETF de Bitcoin de Hong Kong
Cabe frisar que a Yibo ainda não recebeu uma aprovação para operar o ETF. De acordo com o portal Hong Kong Commercial Daily, o processo ainda está na fase de negociação entre a empresa e reguladores. Uma das opções é permitir que os fundos que rastreiam os preços à vista do BTC sejam listados como ETFs.
A empresa também solicitou uma licença de provedor de serviços de ativos virtuais (VASP) e uma licença de categoria 7 para serviços de negociação automatizados. Nestes dois casos, a empresa recebeu a aprovação e pode oferecer seus serviços para investidores de varejo.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Recentemente, a Samsung Asset Management Hong Kong lançou um ETF de BTC, mas lastreado em futuros. Ou seja, o fundo não investe em BTC diretamente, mas sim em contratos que rastreiam o preço da criptomoeda.
Este ETF acompanha o desempenho do preço do BTC investindo em produtos listados na Chicago Mercantile Exchange (CME).
O presidente da Yibo, Chengyu Zhu, afirma que as regulamentações de Hong Kong ainda estão em estágio inicial. Tanto a SFC e a Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) estão trabalhando para transformar a cidade em um centro de criptomoedas.
Conforme noticiou o CriptoFácil, Hong Kong autorizou cidadãos a comprarem criptomoedas no mês passado. Só que muitos fundos não podem comprar diretamente, e eles podem se beneficiar de um ETF de criptomoedas.
- Leia também: Bitcoin abre em alta e mercado tem desempenho misto
Hong Kong avança no setor de cripto
Hong Kong potencialmente obterá sua primeira stablecoin aprovada, pois o custodiante licenciado First Digital lançou a stablecoin FDUSD. A First Digital USD (FDUSD) emitida pelo First Digital Trust é lastreado em dinheiro ou ativos denominados em dólar na proporção de 1 para 1.
No entanto, os investidores de varejo não negociarão stablecoins devido aos regulamentos pendentes da Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) sobre stablecoins. Para liberar essas operações, os reguladores precisarão emitir regras adicionais.
As principais exchanges de criptomoedas, como OKX e Huobi, estão solicitando licenças para operar em Hong Kong. Os reguladores estão adotando uma abordagem cautelosa em seus regulamentos e diretrizes de criptomoedas.