Um homem sueco suspeito em um caso envolvendo uma bomba que foi enviada à uma empresa de Bitcoin CryptoPay foi condenado por tentativa de homicídio. De acordo com a Associated Press, Michael Salonen, de 43 anos, foi sentenciado a até sete anos de prisão pelo Tribunal Distrital de Estocolmo.
Salonen foi condenado por tentativa de homicídio, depois que o indivíduo enviou uma carta-bomba para a empresa de Bitcoin, de Londres, CryptoPay. Salonen também foi condenado por enviar cartas ameaçadoras para legisladores suecos e funcionários do governo.
Documentos judiciais revelam que, em agosto de 2017, Salonen enviou um pacote endereçado a dois funcionários da CryptoPay, contendo duas bombas para os escritórios da empresa.
O pacote foi enviado aos funcionários da CryptoPay George Basiladze e Dmitrii Guniashov; no entanto, o cofundador da empresa Wesley Rashid abriu o pacote, que felizmente não detonou.
Salonen também foi considerado culpado de 20 acusações de ameaças em relação a cartas cheias de um pó branco misterioso que foi enviado aos legisladores suecos.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O primeiro-ministro sueco Stefan Lofven estava entre os funcionários do governo alvejados, e foi enviada uma carta contendo um inofensivo pó branco não especificado, e uma nota que dizia “você logo estará morto”. Vários legisladores suecos receberam cartas e ameaças semelhantes.
Evidências descobertas no computador de Salonen confirmam que o homem-bomba tinha uma conta na CryptoPay e havia procurado por instruções de fabricação de bombas na web. As autoridades britânicas que investigaram o caso também encontraram DNA do Salonen nas bombas que foram enviadas para a CryptoPay.
Salonen foi preso em maio no aeroporto de Estocolmo, e foi detido e está aguardando julgamento desde então. Agora, Salonen poderia passar até sete anos atrás das grades.
Nenhum motivo foi revelado, e ainda não está claro como as autoridades do governo sueco têm qualquer conexão com a CryptoPay, além de receber ameaças de Salonen.
Leia também: Homem é preso por negociar criptomoedas sem licença nos EUA
Leia também: Homem é preso na Escócia depois de comprar uma arma com Bitcoin na deep web
Leia também: Homem ganhou BMW para promover pirâmide financeira