Os feitos do bitcoin são cada vez mais impressionantes. Depois de no começo de março a criptomoeda ter superado pela primeira vez o preço de uma onça de ouro, na semana passada chegou a custar mais que o dobro do metal amarelo.
É claro que aqui não vamos entrar na discussão preço vs. valor, como já abortado neste artigo da teoria do valor subjetivo. Os motivos para os ganhos da moeda são muitos, desde a tentativa de criar instrumentos financeiros indexados ao desempenho da criptomoeda, ao reconhecimento por parte de países como o Japão de que o bitcoin é uma forma de pagamento legal.
Mas ainda existem analistas que consideram que o bitcoin seja um novo modelo da bolha das tulipas, do início do século XVII. Aliás, o gráfico da evolução do bitcoin parece ter sido tirado como molde das subidas dos preços das mudas de tulipa da época. Há quem defenda que se está na terceira fase da bolha. É a fase da mania, em que o mercado fica iludido e acredita piamente no novo modelo.
Apesar desses receios, a evolução do bitcoin como meio de pagamento digital pode corresponder de fato a uma mudança de paradigma real. E dizem que dada a facilidade de movimentar capital através de bitcoins, a criptomoeda acaba sendo um novo ativo refúgio semelhante ao do ouro.
E o que você acha? Melhor um bitcoin na mão do que duas onças de ouro voando? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Quer receber as notícias em primeira mão? Participe do nosso canal no Telegram: https://t.me/criptomoedasfacil (@criptomoedasfacil)